top of page

Firenze 05 - Palazzo Strozzi

Atualizado: 4 de mai.

Exemplo perfeito do ideal da mansão renascentista onde a casa aparece como uma pequena fortaleza, no coração da cidade, o Palazzo do século XV tem sido considerado o mais importante espaço da cidade para grandes exposições temporárias. 



A história do Palazzo Strozzi

Sua construção foi iniciada em 1489, com projeto de Giuliano da Sangallo, a pedido de Filippo Strozzi, que morreu antes da conclusão da obra. Seus filhos só se instalaram no palácio em 1505.


O Palazzo Strozzi foi intencionalmente erguido com dimensões maiores — embora de estilo semelhante — ao Palazzo Medici, seguindo fielmente os modelos do século XV: fachada simétrica e linear, pedra rústica no piso térreo e acabamento quase liso nos andares superiores, para criar um efeito de ampliação da perspectiva. Os portais de entrada são imponentes, ladeados por janelas retangulares.

Após um longo período durante o qual a família Strozzi viveu principalmente em Roma, o palácio passou por uma grande reforma em 1886.


O edifício permaneceu propriedade da família Strozzi até 1937, quando foi comprado pelo Instituto Nacional de Seguros. Em 1999, foi vendido ao Estado italiano, que posteriormente o concedeu à cidade de Florença.


O Palazzo Strozzi hoje

Desde a Segunda Guerra Mundial até os dias de hoje, o Palazzo Strozzi abriga grandes exposições de arte e mostras temporárias, consolidando-se como um dos mais importantes centros culturais da cidade.

No interior, o pátio central impressiona, e as salas chamam atenção pela construção típica da época: corredores amplos, janelas gradeadas elegantes e lareiras monumentais.




Outros Pontos Turísticos da Região 5


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page