Itália - Sicília: Catania
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 8 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Catânia é uma antiga área portuária na costa leste da Sicília, no sopé do Monte Etna, a segunda maior cidade da ilha.
É uma cidade cheia de contrastes, caótica, que muitas vezes não causa uma boa impressão a primeira vista. Sua atmosfera escura, causada pelo visual das pedras lávicas usada na construção dos antigos edifícios e pela poeira que vem do Etna impressiona negativamente. Mas se você deixar isso de lado, suas características históricas e arquitetônicas podem trazer gratas surpresas.
Como muitas cidades do leste da Sicília, Catânia foi fundada pelos gregos no século VIII a.C., destruída quase que completamente no terremoto de 1693 e reconstruída no estilo barroco siciliano, e é isso que mais chama atenção por lá.
A Via Etnea é a rua principal da cidade, e reune as principais lojas, bares, restaurantes e as duas grandes praças, a Piazza Università e a Piazza Duomo.
A Piazza del Duomo tem a extravagante estátua Fontana dell'Elefante e a Catedral de Santa Ágata, considerada a joia da coroa da arquitetura barroca italiana.
Lá perto, o Castelo Ursino abriga o Museu Comunal com uma coleção de mais de 8.000 peças arqueológicas.
E falando de arqueologia, a cidade tem vários vestígios da civilização greco-romana, como as ruínas das Termas e do Odeon Romano e do Anfiteatro no Parque Arqueológico.
De uma antiga lenda é a origem do elefante como símbolo oficial de Catania desde 1239. Dizem que quando chegaram seus primeiros habitantes, todos os animais selvagens e perigosos foram postos em fuga por um elefante. Então, o povo de Catania, como um sinal de gratidão, erigiu uma estátua que se tornou o simbolo da cidade.
Algumas dicas gastronômicas: Descobrimos a Trattoria Cattania Ruffiana a uns 15 minutos do centro histórico, com uma das melhores Scialatelle alla Boscaiola com mollica tostata (uma espécie de farofa de pão) e Pasta alla Norma (berinjela e ricotta salata) que já comemos, e para completar fechamos o dia com um Cannolo do Pistacchio do Prestipino na Piazza del Duomo… Diiiilicia!!!!
Comments