top of page

Itália - Sicília: Caltagirone

Atualizado: há 1 dia

Caltagirone, no sudoeste da Sicília e a 70 km de Catania é uma das oito cidades conhecidas como “Cidades Barrocas do Val di Noto”, aquelas que foram destruídas pelo terremoto de 1693 e reconstruídas nesse estilo tão característico que as tornou Patrimônio da Humanidade da UNESCO.


Mas ela tem uma personalidade própria: ela é “A Cidade da Cerâmica”.


Seu nome moderno deriva do árabe Qal'at Ghiran, que significa algo como "Castelo dos Vasos". Durante seu domínio, os árabes passaram algumas técnicas essenciais de fabricação de cerâmica, já que o material usado na sua produção era abundante na região.


Enquanto muitas cidades acabaram cedendo à produção industrial, Caltagirone manteve suas raízes e continuou com a produção artesanal que deu a ela fama internacional.


E onde quer que você vá em Caltagirone, é isso que você verá: praticamente todos os prédios da cidade antiga são decorados com azulejos, as lojas espalham suas mercadorias belamente coloridas nas calçadas e o efeito é de uma incrível vivacidade multicromática.


O destaque são, sem dúvida, os 142 degraus da Scalinata di Santa Maria del Monte, uma escadaria que liga a cidade baixa à cidade alta. Cada degrau é decorado com azulejos cerâmicos que constrastam com a pedra de lava cinzenta de seus pisos horizontais.


Todos os anos acontecem na escadaria dois festivais: em julho o "Infiorita" (em que os degraus são cobertos por flores) e em agosto o "Illuminata" (com velas), sempre a decorando com desenhos diferentes.


Lá você vai poder encontrar todas as variedades de peças típicas de decoração, como as icônicas “Pinhas”(símbolo de fertilidade) e as “Testas de Mouro” (vasos em formato de cabeça, ligados a uma lenda siciliana antiga e que estão presentes em toda a ilha).


Se sobrar um tempinho, coloca no seu roteiro!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page