Itália - Sicília: Noto
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 22 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Caltagirone, Militello Val di Catania, Catania, Modica, Noto, Palazzolo, Ragusa e Scicli são as 8 cidades no sudeste da Sicília que compõem o Val di Noto, que desde 2002 é parte do Patrimônio Mundial da UNESCO por seus centros históricos com arquitetura Barroca Siciliana, estilo usado na reconstrução das cidades destruídas pelo horrível terremoto que arrasou o leste da ilha em 1693.
Noto, a cidade desse grupo mais ao leste da ilha e que dá o nome ao vale, é a joia do Barroco Siciliano e conhecida como Jardim de Pedra, graças às quase 50 igrejas e 15 palácios aristocráticos realmente maravilhosos.
Sua rua principal, a Via Vittorio Emmanuele exclusiva para pedestres, concentra a Catedral, a igreja do Santíssimo Salvador e seu mosteiro, o Palácio Ducezio, o Teatro Municipal e a Porta Reale, além de vários bares, confeitarias e galerias de arte.
Os destaques aí são o Palácio Ducezio (que hoje abriga a prefeitura da cidade) e a Catedral di San Nicolò. O Duomo é maior símbolo de Noto com sua escadaria que é um ponto de encontro de quem visita a cidade e uma fachada lindíssima, apesar de ter um interior comparativamente simplório, já que em 1996 a cúpula e parte da nave central desabaram por causa de um defeito de construção e fez com que a igreja só fosse reaberta em 2007.
A Via Nicolaci, travessa da Vittorio Emmanuele, tem palazzos com sacadas de cair o queixo. Em um deles fica um museu que abre as portas de uma antiga residência de uma família que enriqueceu através da indústria pesqueira de atum. É nessa rua também que todos os anos, em maio, acontece a "Infiorata di Noto", quando a rua é coberta de pétalas coloridas formando um tapete floral com desenhos que são verdadeiras obras primas.
O gostoso mesmo por lá é caminhar com calma apreciando a arquitetura, que é realmente maravilhosa.
E se quiser uma boa dica de restaurante, a opção é o Anche Gli Angeli, que reúne a tradição dos sabores sicilianos num ambiente bem “cool”, que fecha com chave de ouro a visita!
Comments