top of page

Itália - Sicília: Trapani

Atualizado: 31 de ago.


Itália - Sicília: Trapani

Trapani, na costa oeste da Sicília, é chamada de “cidade de dois mares: de um lado, fica o mediterrâneo e, do outro, o mar Jônico. Entre eles, suspende-se a parte antiga da cidade, que vista de cima tem a forma de uma lua crescente... como diz a lenda, a cidade nasceu de uma foice caída das mãos de Ceres, a deusa romana dos frutos e das colheitas.


Trapani acaba sendo a base para quem visita a região pois lá perto tem suas famosas salinas, o Monte Erice, as vilas de Selinunte e Custonaci e as maravilhosas Ilhas Égadis. Mas a cidade em si tem seus atrativos, já que seu centro histórico é uma maravilha com várias camadas culturais deixadas ao longo dos séculos na sua arquitetura, arte e monumentos pelos povos que a dominaram.


As ruas mais antigas e características da cidade são Via Garibaldi, Corso Italia e Corso Vittorio Emanuele, com lojas, restaurantes, palácios antigos que contam a riqueza cultural e econômica da cidade (como o Palazzo Milo, o Complexo Annunziata, o Palácio Giudecca e o imperdível Palazzo Senatorio com sua Torre do Relógio, que junto com o de Praga é considerado um dos mais belos da Europa) e dezenas de igrejas (Trapani é conhecida como “a cidade das 100 igrejas”, e é possível encontrar uma em cada quarteirão do centro).


A Torre Ligny (construída para defender a cidade e que hoje abriga o Museu Antropológico Cívico com achados da época púnica e romana), a Porta Oscura (um dos portões defensivos que defendem Trapani há milênios) e o promenade Via delle Mura di Tramontana que circunda a colina até a Piazza del Mercato del Pesce (com sua estátua de Vênus emergindo do mar) completam a visita.


Para finalizar, o Museu Pepoli, cuja beleza de seu edifício já compensa a visita, abriga colecções de Escultura Renascentista, Pintura e Artes Aplicadas, Arqueologia, Corais e Ourivesaria.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page