Itália - Sicília: Salinas de Trapani
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 21 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Salinas de Trapani e Marsala
Nas nossas paradas em terra, temos encontrado muitas salinas por todo o mediterrâneo, desde a costa continental da França, até pela Córsega, Sardenha e agora na Sicília. As piscinas rasas de água envoltas em montes brancos de sal puro são mesmo bonitos de se ver!
A alta salinidade do mar mediterrâneo, sol forte, pouca chuva e muito vento criam um ambiente perfeito para a evaporação e extração de sal.
Na costa oeste da Sicília ela acontece há cerca de 3.000 anos, quando os mercadores fenícios estabeleceram uma colônia em Trapani e monopolizaram a produção do "ouro branco" para uso na conserva de carnes e peixes. Séculos depois ainda era considerado um bem precioso, e que por algum tempo era vendido somente em tabacarias.
O método de produção dos fenícios permaneceu o mesmo até o século XVIII, quando os moinhos de sal foram introduzidos na extração. Atualmente, apesar do apoio de maquinário para isolar, limpar, drenar e medir a salinidade nas bacias das salinas, o trabalho de colheita do sal pelos "staciuneri" ainda é manual, pesado e muito árduo.
Hoje, as salinas de Trapani e Marsala se estendem por cerca de 30 quilômetros e fazem parte de uma área considerada reserva natural desde a década de 80. Produzem um sal macio, leve, com menos cloreto de sódio e mais potássio e magnésio, sem nenhum tratamento químico, o que dá um gosto suave e saboroso. Por aqui ainda é uma especiaria, vendido em lojas de produtos típicos com variações para todos gostos!
Comments