Itália - Sicília: Agrigento
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 3 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Para completar a temporada do GiraMondo na Sicília, a gente não podia deixar Agrigento de lado!
Na época da Magna Grécia, Agrigento era conhecida como “a mais bela cidade dos mortais“ e hoje é ainda ainda especial pelos vestígios desses tempos.
O centro histórico tem belas igrejas e palazzos barrocos na região da Piazza Vittorio Emanuele e da Via Athena (que é a rua principal por lá), a exemplo da Catedral de San Gerlando, da Basílica da Imaculada (reconstruída no século XVIII e no século XX após perder sua cúpula em um bombardeio durante a 2ª Guerra Mundial), do Monastero de Santo Spirito (e seus bolos de amêndoa!) e da Igreja de Santa Maria dei Greci (dos Gregos).
Mas o ponto mais marcante da cidade de Agrigento é mesmo o “Vale dos Templos”, o maior parque arqueológico do mundo! Apesar desse nome, ele não fica em um vale (e sim em uma colina na frente do mar) e, dos 8 templos construídos entre 510 e 430 a.C. , sobraram hoje apenas ruínas. Os templos foram destruídos pelos cartaginenses, e depois de reconstruídos pelos romanos, mas destruídos novamente pelos cristãos para eliminar o culto pagão na região. Por lá chamam atenção principalmente o Templo de Juno, o Templo de Concórdia (utilizado posteriormente no século VI como igreja) e a imensa estátua de bronze do Ícaro, que combina muito com o ambiente que está em sua volta e se tornou um ícone do parque.
Se sobrar algum tempo, vale visitar algumas atrações nos arredores da cidade: a famosa Scala dei Turchi (uma imensa falésia branca cercada pelo mar azul marinho e turquesa que na nossa opinião vale mesmo a viagem!), além de Porto Empedocle, Favara, Sciacca, Menfi e de algumas vinícolas bem renomadas.
Mais uma para o roteiro, completando a volta na Sicilia.
Comments