Itália - Sicília: Ragusa
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 29 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Ragusa, no Sudeste da Sicília, é mais uma das 8 cidades do Val di Noto reconhecidas pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade pelo estilo Barroco Siciliano usado em sua reconstrução após o terremoto de 1693 que destruiu o todo o leste da ilha.
Ragusa Ibla é a parte da cidade reconstruída sobre as ruínas do terremoto e que abriga as principais atrações da cidade, as suas “jóias barrocas”.
Antes de entrar na cidade, vale dar uma parada no Balcone S.Lucia, que traz uma vista incrível de todo o centro histórico.
Na entrada de Iblla, estão as Igrejas de Santa Maria dell' Itria e Igreja de Santa Maria delle Scale, cujos 242 degraus premiam o visitante com uma vista maravilhosa.
Descendo em direção a parte mais central de Ibla fica a Catedral de San Giorgio, visível de toda Ragusa Ibla, que começou a ser construída em 1738 pelo mesmo arquiteto dos monumentos barrocos mais famosos do Val di Noto.
Na frente da Catedral fica a Piazza Duomo, que é um lugar para dar uma descansada, tomar um cappuccino ou experimentar um sorvete da Gelati DiVini com sabores bem exóticos, como o de azeite de oliva. Uma delícia!
O ideal é sempre se perder pelas vielas e becos, varandas, ladeiras e escadas, apreciar sua arquitetura e descobrir os detalhes de cada igreja, palazzo, monumento ou jardim.
Seguindo adiante se passa pelas Igrejas de San Giuseppe e de San Tomasso Apostolo e os Palácios Cosentini e Della Cancelleria, entre muitos outros exemplares interessantes do barroco siciliano.
Um pouco mais a frente fica o Portal de San Giorgio, que no seu estilo gótico-catalão fazia parte de uma antiga Igreja mostra uma imagem esculpida de São Jorge lutando com o dragão e as águias do Reino de Aragão, família que reinou na Sicília no domínio espanhol.
O passeio termina no extremo de Ibla no Giardino Ibleo, o jardim público ponto de encontro dos locais, muito bem cuidado e bonitinho.
Para levar uma lembrancinha siciliana para casa, passe na Cloderama: mesmo se não comprar nada, vale conhecer a loja, super interessante!
Comments