Itália - Sicília: Modica
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 11 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
A cerca de 15km de Ragusa, no Sudeste da Sicília, Modica é uma das 7 cidades do Barroco Tardio da região de Val di Noto, que em 2002 foi declarada pela Unesco Patrimônio Mundial da Humanidade.
Fundada pelos gregos 100 anos depois da colonização de Siracusa, foi no passado muito rica e potente, antes de ser destruída pelo terremoto de 1693. Depois disso, foi reconstruída entre dois morros em estilo Barroco Siciliano com uma urbanização “em níveis” conectados por escadarias e ladeiras, com suas igrejas, palazzos e casinhas parecendo estar umas sobre as outras.
A cidade é dividida em Modica Alta e Modica Baixa, e pode ser percorrida a pé em poucas horas. Na parte central e plana, está a principal avenida da cidade, o Corso Umberto, cheia de lojinhas, restaurantes e igrejas históricas como a imponente Catedral de San Giorgio (com seus 250 degraus, sua fachada "bordada" e sua vista encantadora de toda a cidade) e a Catedral de San Pietro (cuja cor da fachada parece mudar de tom de acordo com a intensidade dos raios de sol).
Mas o que chama mais atenção é a onipresença do CHOCOLATE! Isso mesmo, Modica é a cidade do chocolate!
Há alguns séculos, quando a Sicília era ainda dominada pelos Espanhóis, eles trouxeram o cacau para a ilha, junto com as técnicas astecas de produção do chocolate.
A cidade acabou se especializando e produzindo um chocolate muito diferente, mais granuloso, que esfarela mais do que derrete na boca, quase sempre aromatizado, mas muuuito gostoso.
A visita termina na Antica Dolceria Bonajuto, a loja de chocolates mais antiga da Sicília. Do tradicional chocolate ao leite ao Empanatigghi di Viltela (acredite: uma empanada doce de carne e chocolate que é uma delícia), o local é imperdível!
Comments