Itália - Sicília: Savoca
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 7 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Se você é fã do filme "O Poderoso Chefão", Savoca é uma das melhores cidades para visitar na Sicília.
No interior da parte leste da Sicília, ela é uma das mais belas aldeias da Itália, Construída sobre uma colina, seu nome deriva da "planta do ancião" (savucu em dialeto siciliano), um arbusto de flores brancas e perfumadas que cresce selvagem nas frestas entre as casas e que é representada no brasão medieval da vila.
Esta pequena cidade foi alvo do interesse de reis, papas e prelados, numa sucessão de períodos de grave crise e de muita prosperidade, que deixaram como vestigio dessa história igrejinhas, casebres medievais, antigas cisternas, o arco da Porta da Cidade, as ruinas do Castelo Pentefu e da Cripta do Mosteiro dos Capuchinhos.
Esses edifícios montam um cenário que parece parado no tempo.As ruelas de basalto conduzem entre pequenas casas restauradas com telhas sicilianas; na via San Michele, o caminho que percorre toda a montanha tem uma vista do vale de tirar o folego.
E foram essas características que imortalizaram essa bela vila. No inicio da década de 70, Francis Ford Coppola procurava um cenário para filmar as cenas sicilianas do filme “O Poderoso Chefão”. A cidade de Corleone, referenciada no romance de Mario Puzzo que inspirou o filme, a essa altura já era grande demais para ambientar a história. Coppola então recebeu de um pintor italiano amigo a indicação para fazer as filmagens em Savoca, que pareceu ideal para o que precisava.
Lá foram filmadas as cenas do casamento de Michael e Appolina na Igreja de San Nicolò, assim como as tomadas no Bar Vitelli, aquele frequentado por Michael e onde ele pediu a mão da noiva ao sogro.
O Bar Vitelli funciona até hoje, mantem a mesma fachada e reune um mini-museu cheio de memorabilia sobre o filme e suas gravações. Para completar, os drinks são ótimos, assim como o bruschettone e a torta de pistacchio. Imperdível!
Comments