#9 Manual de Visitas: A vida a bordo... Se liga na questão da eletricidade!
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de set.
Anote aí!
A voltagem do barco é 220W.
Em marinas, a energia é mais livre, mas pode haver sobrecarga se muitos equipamentos forem usados ao mesmo tempo; já no mar, apesar dos painéis solares e do gerador, a energia deve ser usada com atenção.
Se não estiver usando a luz ou recarregando eletrônicos, deixe desligados.
Pergunte antes de ligar equipamentos maiores ou que tenham alto consumo de energia.

Manual de Visitas GiraMondo #9:
Orientações sobre uso consciente de eletricidade no barco e como carregar seus aparelhos com segurança.
A primeira coisa que é importante saber é que a energia no barco é 220V (assim como na maior parte da Europa). Não adianta levar nenhum equipamento 110V que será inútil por aqui.
A segunda, é que é fundamental ficar atento ao consumo de energia, em qualquer situação. Além de desligar às luzes quando não estiver usando, há outros hábitos que temos em terra que no barco são diferentes.
Quando estamos aportados em uma marina, podemos até conectar o barco é à energia de lá, chamada de "shore power".
Nesse ambiente, não há limitação de energia fornecida, mas não podemos ligar tudo ao mesmo tempo para não termos uma sobrecarga no sistema. Se houver excesso de equipamentos ligados, a energia vai cair.
Já quando estamos fora de marinas, em portos públicos que não oferecem eletricidade, ancorados ou em uma poita, a fonte de energia do barco são as baterias e o gerador. O GiraMondo tem painéis solares que alimentam baterias e gerador à diesel e inversor para gerar 220V, mas ambos têm suas limitações e inconvenientes. Nessas horas, o consumo de energia tem que ser sempre monitorado e controlado. Por exemplo, não é recomendável ligar um secador e o micro-ondas ao mesmo tempo. Mesmo para ligar outros eletrônicos, dependendo de como está a energia disponível, pode ser solicitado que você deixe para conectá-los mais tarde.
O maior desafio é o ar-condicionado; com calor forte, dá vontade de deixar o ar ligado o dia todo, e à noite especialmente. Mas nem sempre isso é possível; é mais comum ligarmos o ar no inicio da noite para resfriar as cabines e depois desliga-lo, para não termos que ficar com o barulho do gerador incomodando a nós e aos vizinhos.
Sempre desligue e desconecte os aparelhos quando você não os estiver usando (particularmente as luzes em sua cabine) e pergunte antes de conectar algo para carregar.
Além disso, haverá uma lanterna sempre a mão na saída de cada cabine para caso de alguma emergência. Ao chegar no barco, identifique onde está para ser fácil achá-la se necessário.



Comentários