top of page

#11 Manual de Visitas: A vida a bordo... E o banheiro...?

Atualizado: 17 de nov. de 2025

#11 Manual de Visitas: A vida a bordo... E o banheiro...?

Anote aí!


  • Assim que chegar no barco, peça para mostrarem e teste como funciona a privada. Assim você não vai ficar com dúvidas quando precisar usar a descarga quando estiver sozinho.


  • Para evitar entupimento, a privada deve ser usada somente para necessidades fisiológicas. Use, acione o botão para encher de água, dê a descarga e reabasteça de água novamente para evitar mau cheiro.


  • Meninos: façam xixi sentados! Se já é difícil não respingar pra fora com a privada parada, imagina com ela balançando!


  • Se jogar qualquer outra coisa na privada, ela vai entupir, e só você poderá arrumá-la,  até porque é impossível arrumar um prestador de serviços para fazê-lo durante o verão.


  • Deixe a tampa da privada sempre fechada para evitar que a água respingue para fora e que qualquer coisa caia lá dentro por acidente.


  • Não deixe cabelo acumular no ralo do box.


  • Jamais aperte o botão escrito "DO NOT TOUCH" abaixo do botão da descarga.



Manual de Visitas #11: banheiro

Manual de Visitas GiraMondo #11:

Funcionamento dos banheiros a bordo e dicas para usá-los corretamente, garantindo conforto e higiene.


É um tema muito estranho de falar, mas não podemos pular... Banheiro de barco na linguagem náutica em inglês é “head”. Dizem que no passado eles eram colocados na frente ou "na cabeça" dos barcos, e daí o nome ficou. Nunca entendi esse termo, a não ser quando penso na dor de "cabeça" que a maioria dos banheiros de barcos representam. Privadas náuticas são coisas interessantes e delicadas, e é fundamental que você aprenda a usá-las assim que embarcar. 



Para nossa sorte (e para sua!) nosso banheiro usa água doce para funcionar. A vantagem das privadas com água doce em relação às de água salgada é que elas acumulam menos resíduos, reduzindo mal cheiro e entupimentos. 


⚠️ O GiraMondo tem uma funcionalidade que permite mudar o abastecimento de água doce para salgada em caso de uma eventual falta d'água, mas só nesses casos extremos para evitar o fedor e a dificuldade de limpeza... Então, nunca, a não ser que seja orientado do contrário, acione o botão que tem embaixo da descarga que muda a fonte de água de doce para salgada onde está escrito "Do Not Touch". A mensagem na etiqueta parece óbvia, mas como o botão dessa funcionalidade é muito próxmo do da descarga, se você não estiver olhando pode ser que aperte por engano, então fique atento!


Como funciona a descarga no GiraMondo


Cada barco tem um sistema diferente de descarga, mas no GiraMondo para dar a descarga, você deve:

  1. Acionar o botão de descarga para encher a privada de água doce (botão da esquerda "1. Add Water")

  2. Depois acionar o outro lado do mesmo botão para o conteúdo descer (botão da direita "2. Pump Out"),

  3. Depois acionar o lado do botão que enche de água (botão da esquerda "1. Add Water") novamente para deixar a privada sempre com um pouco de água, para não voltar nenhum cheiro desagradável.


Como funciona a descarga no GiraMondo

Abaixo da privada tem um equipamento chamado macerator (ou triturador), que liquidifica o conteúdo e joga em um tanque de retenção chamado de “águas negras”.


Essa caixa pode estar aberta ou fechada, dependendo de onde estamos, para despejar o conteúdo triturado no mar na hora ou posteriormente .


Algumas coisas chave que você precisa saber


  • A privada deve receber apenas necessidades fisiológicas.

  • Um pedido especial aos meninos: Se já é difícil não respingar pra fora com a privada parada, imagina com ela balançando! Para facilitar a limpeza, faça xixi sentado!

  • Qualquer outro descarte (papel higiênico, lenços umedecidos, absorventes, fios de cabelo) devem ser jogados no lixo do banheiro, para não haver risco de entupimento da privada.

  • Se você entupir o vaso sanitário, dificilmente vamos encontrar um prestador de serviços para consertá-lo durante o verão europeu. Assim, sé você que vai consertá-lo. Tenha isso em mente antes de colocar qualquer coisa no vaso sanitário...Este não é um trabalho agradável...!

  • Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada. Isso evita da água se espalhar para fora durante as navegadas e de qualquer coisa cair por acidente dentro da privada e destruir o triturador. Isso seria um desastre!

  • Vale a pena ficar de olho no quão cheio o tanque de retenção está, antes que chegue a 100% da capacidade. Se perceber que está quase cheio, avise. Questione se ele está sendo liberado antes de ir dar um mergulho na água. Garanto que você não quer ir nadar quando as águas negras estiverem sendo descarregadas.

  • Por fim, se tiver cabelo comprido, fique atento também aos fios que escoam junto com água para o ralo do chuveiro; antes de ir embora, levante a tampa do ralo e a limpe para não correr o risco de entupi-lo.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page