#10 Manual de Visitas: A vida a bordo... Tanta água em volta... mas dentro tem suas limitações
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 9 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de set.
Anote aí!
Mesmo com água potável gerada pelo dessalinizador, o ritmo de uso não deve superar o ritmo de produção, e por isso a água deve ser economizada e usada com parcimônia.
Só ligue a torneira água na pia ou no chuveiro quando for fazer o enxágue; enquanto estiver se ensaboando, deixa a torneira e o chuveiro fechados.
Nas marinas, a água é liberada, mas o uso excessivo no banho pode acabar com a água quente.

Manual de Visitas GiraMondo #10:
Entenda o uso racional da água doce a bordo e como contribuir para uma navegação sustentável.
A água que abastece o barco tem duas fontes:
Quando estamos em marina com oferta de água, é conectada uma mangueira que alimenta o barco com água encanada (mas lembre-se: muitas vezes os portos públicos não oferecem água);
Quando estamos no mar, um equipamento chamado "Watermaker" ou dessalinizador trata a água do mar, tirando o sal e transformando em água potável.
Quando estamos em uma marina ou porto com acesso a água encanada:
Se fomos ficar mais tempo em uma marina que ofereça água, não há limitação de uso.
Devemos usar o bom senso, assim como usamos em terra, para não haver desperdícios, mas não vamos ficar sem o preciso líquido.
⚠️ Mas atenção: fique de olho apenas para a duração dos banhos; como o sistema de aquecimento de água tem sua limitação, se todos tomarem banho ao mesmo tempo ou se os banhos forem muito longos, os últimos vão acabar tomando banho frio.
Quando estamos ancorados ou em portos sem acesso a água encanada:
Qunado não temos acesso a água encanada, temos que usar as águas dos tanques e enchê-los com a água que será dessalinizada pelo watermaker.
Esse equipamento é relativamente raro nos barcos, e muitos consideram isso como um luxo, e temos mesmo que valorizar esse conforto.
No entanto, a produção dessa água potável é bem lenta, e leva horas para encher os tanques. Se esse processo não for bem monitorado, ou o consumo for excessivo, durante algum intervalo de tempo o barco poderá ficar sem água!
Por isso, é recomendado o uso com moderação, seja no banho, nas pias ou na cozinha.
Por isso também, na medida do possível, evitamos o uso da máquina de lavar roupa ou a limpeza dos decks e da área externa do barco quando estamos longe das marinas.
Assim, as dicas que ficam são:
Especialmente para quando estivermos fora da marina, molhe-se primeiro, em seguida desligue a água enquanto você se ensaboa, e na sequência ligue a água novamente somente quando estiver preparado para se enxaguar.
Não seja a pessoa que usa toda a água quente e não deixa nenhuma para mais ninguém.
Se você tem cabelo comprido, então escove-o fora do banho ou desligue a água para fazê-lo (e cuidado para não deixar fios indo para o ralo).
Desligue a torneira enquanto escova os dentes e para lavar os pratos.
Pergunte como é o esquema do dia para o uso da máquina de lavar louça: tem dias que vamos acumular a louça lá antes de lavar, em outros vamos lavar na mão.



Comentários