Firnze 02 - Spedale degli Innocenti
- Anna Karen
- 6 de jul. de 2015
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de abr.
Obra prima de Brunelleschi (o mesmo do Duomo), o complexo cujo projeto arquitetônico inspirou inúmeras construções renascentistas e que foi fundado para ser um orfanato, traz séculos de histórias do cuidado infantil.

A Instituição "Spedale degli Innocenti"
O nome "Spedale degli Innocenti" se origina do dialeto florentino para hospital (abrigo para crianças abandonadas) e do episódio bíblico conhecido como Massacre dos Inocentes (infanticídio pelo rei da Judeia, Herodes que ordenou a execução de todos os meninos de Belém para evitar perder o trono para o recém-nascido "Rei dos Judeus").
Em 1419, o mercador Francesco Datini de Prato concluiu os primeiros acordos necessários para a construção, ao lado da Igreja da Santissima Annunziata, do primeiro orfanato especializado da Europa, encomendando o projeto ao arquiteto Filippo Brunelleschi (o mesmo da cúpula do Duomo).

O hospital foi inaugurado em 1455 e foi por muitos anos financiado pela guilda "Arte da Rota da Seda", através de uma contribuição obrigatória por seus membros. Poucos anos após a abertura já cuidava de 260 crianças; chegou a ter mais de 3.000 internos.

Mulheres do campo mandavam leite para as crianças, até que em 1577 foi "comprada uma vaca para suprir a alimentação dos bebês".
Os meninos eram educados com o ensino básico e mandados depois para oficinas para aprender uma profissão, enquanto as meninas ficavam no Ospedale para sempre, trabalhando em sua manutenção ou na produção de seda. Até 25 anos de idade, as meninas eram vestidas de branco, depois de azul, e a partir dos 45 anos, de preto.
Um vislumbre da vida diária no hospital é mostrado no afresco "Massacre dos Inocentes" de Bernardino Poccetti, artista que chegou a morar no hospital para realizar a decoração em afresco de alguns quartos: uma mulher abandonando o filho na varanda, os preparativos para o almoço; a amamentação, a escola e a oração diante do altar antes de dormir; as meninas que prestam homenagem à visita do grão-duque Cosimo II.

Com medo das grandes epidemias, as crianças eram constantemente lavadas com "vinagres fortes." Em 1756, lá foi realizada a primeira experiência na Itália de vacinação contra a varíola.

Ainda hoje, alguns sobrenomes comuns italianos como "Innocente", "Degl'Innocenti" ou "Nocentini" são um legado do antigo nome dado aos órfãos no passado.
Desde o século XIX, no entanto, os órfãos passaram a receber sobrenomes fantasia - dados de párocos, registradores ou pelo responsável pelo Ospedale - para evitar que fosse demonstrada a sua origem.
Por muitos anos, o local acolheu e cuidou das crianças abandonadas, sendo ainda hoje sede uma instituição pública responsável pela tutela da criança e do adolescente.
O edifício do "Spedale degli Innocenti": mais uma obra prima de Brunelleschi
A triste lembrança da "roda dos inocentes" ou "finestra ferrata": onde as mães deixavam seus bebês
Relembrando quem foi Brunelleschi
Brunelleschi é considerado o pai da arquitetura renascentista e um dos maiores gênios do Renascimento italiano.
Filippo Brunelleschi (1377–1446) é mais conhecido como o arquiteto que projetou e construiu a magnífica cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiore (Duomo) em Firenze — uma obra-prima que desafiava o conhecimento de engenharia da época.
Antes de ser arquiteto, Brunelleschi era ourives e escultor, e foi um dos primeiros a estudar profundamente a perspectiva linear, revolucionando a forma como o espaço era representado nas artes plásticas. Ele desenvolveu técnicas matemáticas para criar a ilusão de profundidade, influenciando profundamente a pintura e a arquitetura do Renascimento.
Além da cúpula do Duomo, ele também projetou edifícios fundamentais como a Basílica de San Lorenzo e a Capela Pazzi, onde introduziu uma arquitetura baseada em proporções harmoniosas, colunas clássicas e simplicidade elegante — rompendo com o estilo gótico dominante e o Hospital dos Inocentes (Ospedale degli Innocenti), do qual vamos falar um pouco mais aqui.
O Mudi (Museo degli Innocenti)
Outros Pontos Turísticos na Região 2
Comments