Firenze 02 - Museo Archeologico
- Anna Karen
- 5 de jul. de 2015
- 4 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
O Museu Arqueológico Nacional de Florença reúne os melhores achados das escavações realizadas na Toscana, com importantes peças romanas e etruscas. Seu acervo também inclui cerâmica ática e objetos dos séculos VI a IV a.C. de civilizações como a egípcia e a grega, coletados em tumbas etruscas — reflexo do comércio toscano no Mediterrâneo.

História do Museo Archeologico
Inaugurado em 1870 como "Museu Etrusco" na presença do rei Vittorio Emanuele II, o museu originalmente ocupava o Cenáculo de Fuligno, na Via Faenza.
Em 1880, com a incorporação do acervo egípcio, foi transferido para sua atual localização: o Palazzo della Crocetta, projetado em 1620 por Giulio Parigi para a princesa Maria Madalena de’ Medici.
A coleção cresceu ainda mais com a chegada das coleções etruscas dos Medici e dos Lorena, vindas do Uffizi.
Em 1887 foi inaugurado um museu topográfico etrusco, para ilustrar a história dos etruscos através dos materiais recolhidos durante escavações (destruído na enchente de 1966).
Essa enchente de 1966 destrui não só o museu topográfico mas também outras partes do museu, e sua reconstrução tomou os 40 anos seguintes.
Apesar de diversas reformulações e ampliações, ainda é difícil encontrar espaço para os mais de cem mil objetos de valor de propriedade do museu.

Há relativamente pouco investimento e interesse na evolução do museu, já que na região de Firenze o interesse na cultura medieval e renascentista roubam a cena da arquelogia das culturas mais antigas.
Destaques da Coleção Etrusca
Destaques da Coleção Romana
Destaques da Coleção Grega
Destaques da Coleção Egípcia
Destaques da Coleção de Numismática do Museu ("Coin Cabinet")
Jardins e a Coleção de Túmulos Etruscos
Outras Coleções
Outros Pontos Turísticos na Região 2
Comments