Firenze 11 - Piazzale Michelangelo
- Anna Karen
- 2 de jun. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
O terraço oferece a melhor vista panorâmica de Firenze, permitindo de uma só vez apreciar os principais marcos da cidade, desde as muralhas do Forte Belvedere até Santa Croce, com o Arno e as montanhas de Fiesole e Settignano adornando a cidade.

História da Piazzale Michelangelo
A Piazzale Michelangelo data de 1869, quando Firenze foi capital da Itália recém-unificada e toda a cidade foi envolvida na renovação urbana chamada Risanamento (Resaneamento), quando executaram uma série de obras públicas, entre elas a criação, na colina de San Miniato, de um terraço panorâmico que ofereceria uma vista sem igual do outro lado do Arno.
O arquiteto Giuseppe Poggi concebeu então o espaço como uma grande praça em homenagem a Michelangelo, abrigando cópias em bronze de algumas de suas obras mais famosas (David e as Quatro Alegorias da Cappella Medici na Basílica di San Lorenzo), e construiu ao fundo um edifício estilo neoclassico para a instalação de um museu dedicado ao artista (que por alguma razão desconhecida não foi implantado e é agora um restaurante).
Entre 1890 e 1935, a área foi utilizada como a estação de trem da linha Tranvia del Chianti, que ligava Firenze a San Casciano Val di Pesa e Greve in Chianti. Depois se tornou um grande hub do sistema de bondes de Firenze, completamente desmontado por 1958.

O que ver por lá
O caminho até lá
Outros pontos turísticos na região 11
Comments