Portugal - Algarve: Sagres
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 2 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de mai.
Na escola estudamos sobre a Escola de Sagres, instituição criada pelo Infante D. Henrique em 1.417 e que oferecia aos navegadores das Grandes Conquistas Marítimas a preparação técnica das mais avançadas com apoio de especialistas de todo o mundo versados em astronomia, geografia, cartografia e construção náutica e onde foram inventados ou aperfeiçoados os mais relevantes instrumentos náuticos, como o sextante. Atribui-se a ela o pioneirismo e liderança de Portugal na expansão marítima dos séculos XV e XVI.
Bom... Hoje é consenso entre os historiadores que ela é apenas um mito, já que não há comprovação ou fundamento histórico de que ela tenha realmente existido! Num esforço conciliatório entre historia e mitologia, alguns passaram a usar o termo "Escola de Sagres" como o conjunto do conhecimento acumulado naquele período para navegar oceanos e suportar a expansão marítima.
Mas Sagres ainda está lá para ser visitada, com uma beleza ímpar do ponto sudoeste mais ao extremo do continente.
Os principais pontos turísticos de Sagres são suas 3 praias de falésias verticais (Tonel, Mareta e Baleeira) e suas construções históricas marcantes, como o Farol do Cabo São Vicente e a Fortaleza de Sagres.
O Cabo de São Vicente é o ponto sudoeste mais extremo da região, onde se avistam os navios que viajam entre o norte da África e o Mar Mediterrâneo. Nele fica o farol do Cabo de São Vicente, construído em 1846 e e hoje um dos mais potentes na Europa e que vigia também uma das rotas com mais movimentadas do mundo.
A Fortaleza de Sagres fica em outra península plana em cima de penhascos; construída por volta de 1450, tem a vista do do Cabo de São Vicente em um lado e da vila e a enseada de Sagres até a ponta da Atalaia no outro. O lugar é lindo, e lá, além das muralhas do Forte, ainda se encontram a Voz do Mar (uma câmara sonora labiríntica onde reverbera o barulho do mar) e um imenso Relógio de Sol, que na primavera fica coberto de flores.
Comments