Portugal - Algarve: Carvoeiro, Alfanzina e Nossa Senhora da Rocha
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 2 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 3 de mai.
Carvoeiro tem um litoral de 15 km de extensão formado por impressionantes grutas e buracos nas rochas que são invadidos pelo mar. O nome desses buracos é "algar" que a geologia descreve como "cavidades de desenvolvimento vertical, como poços, que se formam em região calcárias devido a ação da chuva".
O nome "algar" vem do árabe "a gruta" ou "a cova". Aliás, não confunda com Algarve… Muitos perguntam se os nomes estão relacionados, mas não! Algarve vem também do árabe "al gharb", que significa "o ocidente".
A região é linda! Na "Trilha Pedestre dos 7 Vales" ou pelo Passadiço do Farol de Alfanzina se vê as falésias douradas que assumem variadas formas à beira mar sendo devoradas pelo mar azul. São inúmeros os algares ao longo da costa, mas o mais famoso é o Algar do Benagil (o teto aberto da gruta pode ser observado por cima da trilha, mas não é possível descer pelo alto, só é acessível pelo mar). Outro lugar bastante conhecido é o harmonioso conjunto de falésias de Algar Seco, com suas passarelas e belas paisagens.
Outro lugar que me encantou ali por perto foi a Praia de Nossa Senhora da Rocha. A praia é bonita e divide espaço com barquinhos de pesca, mas o charme está no alto da falésia, onde se encontra o Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha, com seu incrível visual.
Comments