Capacitação Náutica 5 - Mecânica e Elétrica
- Anna Karen Moraes Salomon
- 10 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Dizem que quem vive num barco precisa ser de tudo um pouco. Além de velejador, meteorologista e navegador, tem que aprender a ser também mecânico e eletricista. E não é exagero.
Viver no mar é muitas vezes estar longe da assistência técnica. Longe da loja de peças mais próxima. Longe de alguém para chamar quando algo falha. E o barco, como todo mundo que vive a bordo descobre rápido, sempre apresenta alguma falha. Então, quanto mais autônomo você for, melhor.
Foi com isso em mente que decidimos nos aprofundar em mecânica e elétrica náutica. Afinal, se o motor falha numa travessia ou em uma ancoragem distante, se a bateria não carrega, se a bomba de água decide tirar férias, a solução precisa vir de dentro do barco — e de quem está a bordo.
Tivemos a sorte de fazer esse curso com um professor especial: Marcos Hurodovich. Um nome conhecido no meio náutico, com inúmeras travessias no currículo, skipper de confiança do Amyr Klink e um apaixonado por ensinar. Estávamos literalmente em boas mãos.
Durante as aulas — teóricas e práticas — mergulhamos em temas que antes pareciam um bicho de sete cabeças: funcionamento de motores diesel, bombas, filtros, sistemas de refrigeração, elétrica embarcada, inversores, baterias, painéis solares, carregadores, cabos, disjuntores, curto-circuitos...
E mais do que entender o funcionamento, aprendemos como diagnosticar e resolver problemas reais. O ápice do curso? Troquei eu mesma o rotor da bomba d’água do motor a diesel! Coisa que eu jamais imaginaria fazendo um ano antes.
É óbvio que o especialista é o Henry... afinal, ele é engenheiro de formação e gosta dessas coisas...Mas eu tinha que pelo menos saber do que ele estaria falando!
Mas viver a bordo transforma a gente. Nos ensina que a liberdade vem junto com a responsabilidade. Que o barco não é só casa — é sistema vivo, que pulsa com energia, gira com motores, respira com ventilação, se move com vento... ou diesel.
Saber mecânica e elétrica a bordo é tão essencial quanto saber velejar. Porque em algum momento, vai depender de você. E quando isso acontecer, você vai querer estar preparado.
E quer saber? É libertador perceber que você é capaz.


Comentários