Capacitação Náutica 3 - Certificação Operador de Rádio VHF
- Anna Karen Moraes Salomon
- 12 de out. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun.
Junto com o curso do IYT Offshore, também tivemos um módulo que nos de a habilitação como operadores de rádio VHF, um pré-requisito essencial para quem pretende navegar com segurança — especialmente em águas internacionais.
A International Yacht Training (IYT) é a instituição reconhecida globalmente por formar velejadores e comandantes com padrões internacionais de segurança, navegação e responsabilidade marítima. O curso de Offshore Skipper nos deu a base teórica e prática para comandar embarcações pela costa, incluindo meteorologia, navegação costeira, planejamento de rotas, regras de colisão, segurança a bordo, manobras de emergência e a operação do rádio VHF..
O rádio VHF é o principal meio de contato entre embarcações, portos, marinas e serviços de resgate. Aprendemos a operar o equipamento corretamente, seguir os protocolos internacionais de chamada, registrar emergências (como os famosos Mayday, Securité e Pan Pan) e usar os canais certos em cada situação.
A certificação VHF é obrigatória em diversos países europeus, como Grécia, Croácia, Itália, França e Espanha, entre outros. Além disso, é raro, mas as autoridades marítimas podem exigir que o comandante tenha, além da habilitação de navegação, também o certificado de operador de rádio.
Essa foi mais uma camada do nosso preparo — técnica, sim, mas também simbólica. Foi quando passamos a entender que viver no mar exige um novo vocabulário, feito de códigos, frequências e responsabilidade compartilhada.



Comentários