Itália - Sicília: Cefalù
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 8 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
Cefalù, na parte central da costa norte da Sicília, é um dos famosos balneários da Itália, mas oferece mais do que sol e mar: seu legado medieval e sua rica gastronomia baseada em frutos do mar atraem turistas de todo o mundo.
Já começa pelas suas vistas: situada entre o Mar Tirreno e a famosa "La Rocca", essa rocha montanhosa de 270 metros de altura oferece uma boa panorâmica da região.
Aliás, o nome Cefalù vem daí: deriva do grego Kefaloidion, descrevendo o formato de uma pequena cabeça que a La Rocca tem.
A cidade velha medieval é uma graça, com vielas ladeadas por lojinhas e restaurantes. O Corso Rogerio é a rua principal, e leva até a Piazza do Duomo e sua famosa Catedral da cidade.
E para quem curte arte e história:
- No Duomo: A lenda diz que o Rei da Sicília, Rogerio II, fez uma promessa em meio a uma horrível tempestade que enfrentou no mar, que se saísse vivo construiria um belo templo. E assim o fez: a catedral normanda em estilo de fortaleza, construída em 1131, foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO. Ela é conhecida pelos elaborados mosaicos bizantinos, como o do Cristo Pantokrator dourado, e por suas imponentes torres gêmeas.
* Lavatório Medieval Fiume Cefalino: descendo uma escada de pedra de lava chamada “lumachella", cercada de elementos arquitetônicos tipicamente árabes, o lavatório medieval escavado inteiramente na rocha foi usado até a metade do século XX; o ambiente ainda parece ressoar os gritos das lavadeiras que vinham todos os dias lavar aí a roupa com a água do Rio Cefalino.
* Museu Madralisca: além de achados arqueológicos, a pintura "Ritrato d'Ignoto Marinaio" (Retrato do Marinheiro Desconhecido) é comparado com a Mona Lisa, devido a seu olhar misterioso e sorriso maroto.
A cidade tem algumas praias de areia, e muitas de pedra, coisa típica dessa região aqui. Nós não fomos a praia, mas aproveitamos para ver o por-do-sol em um dos restaurantes que dão para o mar.
Aliás, falando em restaurante, perto do centro tem o Le Chat Noir; a Pasta a La Norma (aquela com ricota e beringela) é sensacional!
Comments