Itália - Sicília: Ilhas Eólias, Lipari
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 12 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
A maior de todas as sete Ilhas Eólias, no norte da Sicilia, Lipari é o centro comercial e econômico do arquipélago.
A ilha, habitada há milênios, é famosa desde as épocas helênicas. Ela apareceu na Odisseia de Homero: foi lá que Ulisses recebeu do Deus Eolo uma garrafa de vento para facilitar seu retorno a Ítaca!
No centro histórico da cidade, o Castelo e a região do Museu Arqueológico são um prato cheio para quem gosta de história: de sarcófagos gregos até a Catedral de São Bartolomeu do século XVI e o claustro normando, é um passeio no tempo. Aliás, fora do centro ainda existe os Bagni Termali San Cologero, hoje fechado, mas que abriga o edifício termal mais antigo do Mediterrâneo.
Próximo ao centro histórico está a Marina Corta, com sua praça cheia de restaurantes e bares, e suas vielas coloridas com lojinhas de artesanato e produtos típicos.
Saindo do centro, as praias são bonitas, mas de cascalho, como a Spiaggia di Canetto, a Acque Calde. A Spiaggia Bianche é de areia, e muito intrigante: ela fica abaixo de uma mina abandonada, que consumiu quase toda a parede da montanha para extrair insumo para fabricação de porcelana, e cuja fabrica foi deixada lá, vazia e vigiando o mar.
E tem mais...Para apreciar vistas lindas das ilhas em volta, especialmente de Vulcano, vale a visita a Chiesa Vecchia di Quattropiani, ao Belvedere di Quattrocchi e ao Osservatorio Geofisico.
Nós alugamos junto com a tripulação do @sv_almaviva um carrinho por um dia para dar a volta na ilha e conhecer todos os pontos. Foi uma delícia!
No meio do caminho ainda nos deparamos com uma surpresa: a Vinícula Tenuta de Castellaro; além de um vinho delicioso, o lugar fica no alto de uma montanha, com uma jardinagem maravilhosa em volta dos vinhedos e com uma vista indescritível. Imperdível!
Comentarios