Itália - Sicília: Mazara del Vallo
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 23 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
A posição geográfica da cidade, que fica na ponta da Sicília mais próxima da costa africana, influenciou fortemente sua história. Apesar de ter assentamentos desde a pré-história, foi no século XI aC que os Fenícios fundaram lá um empório para parar durante as suas longas viagens a Espanha. A cidade passou depois pelo domínio dos gregos, cartaginenses, romanos, vândalos, bizantinos e de dos muçulmanos da África, árabes e normandos. Ufa! Cansa só de pensar!
Passeando pela cidade, é fácil ver vestígios dessa história, que moldaram Mazara como a cidade mais árabe da Sicília:
• A Kasbah, que é o labirinto de vielas mais antiga da cidade que remete aos bairros árabes. Suas ruas estreitas são bem decoradas com grafites, pinturas, cerâmicas e poesias de artistas locais que criam um efeito visual incrível.
• A Catedral do Santíssimo Salvador: a igreja mais barroca da Sicília, decoradas com pinturas com perspectivas de alto relevo maravilhosas
• O Museu do Sátiro Dançante e seus artefatos históricos encontrados no Canal da Sicília, entre eles a famosa estátua de bronze que retrata um sátiro dançante encontrada no mar em 1998 que dá o nome ao museu.
• O Teatro Garibaldi, outrora o coração da cultura teatral desta parte da Sicília.
• A Igreja de San Nicolò Regale, exemplo típico da arquitetura árabe-normanda
• A Igreja de San Francesco , outra obra-prima da arte barroca.
Imperdível por lá também é o Restaurante Alla Kasbah (Via Itria, 10), dentro da Kasbah. É rústico, com cardápio escrito a mão, mas a comida é ótima com pratos típicos da região. Adorei o Busiate al Pesto Trapanese - Busiate é uma massa típica da Sicília, que parece um fio de telefone antigo, e o pesto trapaceie é um molho com manjericão, tomates e beringela: delicioso!!!!
Commentaires