Itália - Sicília: Ilhas Egadi, Favignana
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 27 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
O arquipélago das Ilhas Egadi, em frente a Trapani, na costa ocidental da Sicília, é composto por 3 ilhas (Favignana, Marettimo e Levanzo), uma ilhota (Formica) e um grande rochedo (Maraone), e marca a "divisa" entre o Mar Mediterrâneo e o Tirreno.
De águas cristalinas, altos penhascos e rochas brancas, tem uma paisagem que é um deleite aos olhos.
Cada ilha tem algo único a oferecer:
* Favignana é a ilha maior e mais bem equipada. É simplesmente linda....
* Marettimo é menor, com apenas 300 habitantes; famosa por suas casinhas brancas e pelas cavernas para mergulho. Ideal para mergulhadores!
* Levanzo, é a menor das ilhas habitadas, com 200 habitantes e 5km2 de pura beleza. Famosos por lá são a Grotta del Genovese (com seus grafites de cerca de 10.000 anos alcançada só depois de 1 hora de caminhada) e o Monte Pizzo Monaco (o mais procurado na Sicília pelos alpinistas)
* Formica leva o nome de uma espécie de formiga que vive lá; hoje apenas abriga uma comunidade para a reabilitação de ex-dependentes de drogas, e não é destino turístico.
* Maraone é realmente um rochedo inóspito e estéril, sem habitantes.
É difícil desembarcar por lá, então a solução ideal foi deixarmos o GiraMondo em Trapani e partir para as ilhas de ferry.
Em Favignana, levamos as bikes, e passamos o dia rodando pela ilha, intercalando as vistas do alto dos rochedos brancos recortados com as águas das praias, que são praticamente todas de pedras.
O centrinho da cidade também é bem charmoso, e pudemos experimentar um cannoli "fatto ao momento", feito na hora!
Rodar de bike lá é sensacional: vistas maravilhosas, ar de mistério...Foi um passeio delicioso!
Imperdível...
Comments