França - Córsega - Île de Sainte Marguerite
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 26 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Île de Sainte Marguerite, Cannes
A 15 minutos de barco do porto de Cannes, há um arquipélago é composto por 4 ilhas (Sainte Marguerite, Saint Honorat e as desabitadas Tradelière e a de Saint-Ferréol). A mais conhecida, ao norte, é a Ile de Sainte-Marguerite, famosa pelo forte que abrigou o Homem da Máscara de Ferro, pelos seus pinheiros e pelo canto de suas cigarras.
Logo na entrada da ilha, se encontra uma pequena aldeia, lar de apenas vinte moradores permanentes; as pequenas casas de pescadores dão um toque especial a essa ilha habitada desde os tempos medievais.
A ilha tem 15 praias de areia acessíveis em sua costa, que apesar de ter fundo de pedras, são ótimas para nadar, para snorkeling e até um piquenique (há vários espaços preparados para isso).
A melhor maneira de conhecer a ilha é se perder pelas suas trilhas: são 22 km de caminhos entre pinheiros e eucaliptos (aliás, tem a floresta de eucalipto mais antiga da Europa, com 152 hectares protegidos).
A sua Lagoa de Batéguier é uma meca para os entusiastas da ornitologia. Aves migratórias ali se reproduzem e por si só constituem um observatório para contemplar as diferentes espécies de fauna e flora.
A principal atração da ilha é o Fort Royal, que foi construído por Richelieu, reforçado por Vauban e transformado em uma prisão estadual que abrigou o misterioso homem da máscara de ferro por 11 anos. Atualmente abriga o museu do mar, com sua colecção de peças arqueológicas subaquáticas , além de oferecer uma vista panorâmica fantástica da Croisette, o calçadão principal de Cannes.
O outro forte da ilha, na ponta leste, é Fort de la Convention: ele e seu fosso foram construídos pelos espanhóis no século XVII e estão muito bem preservados.
Lá também podem ser achados dois fornos de bola de canhão construídos a mando de Napoleão para fornecer bolas quentes aos canhões defensivos em caso de ataques de navios inimigos.
É um passeio delicioso, e uma boa alternativa para quem quer fugir do agito de Cannes!
Comments