França - Córsega: Calvi
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 2 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Depois de 5 horas e 28 milhas de navegação, chegamos a Calvi.
A noroeste da ilha da Córsega, Calvi é a maior cidade costeira da região, e chama atenção pelos seus prédios históricos, ruas pitorescas, belas praias e famosos naufrágios para mergulho.
Com sua posição privilegiada, a cidade viu muitas batalhas, e sua Citadel (ou Cidadela, fortaleza situada em lugar estratégico, que domina e protege uma cidade) é testemunha disso.
A fortaleza defensiva se eleva sobre a cidade e foi construída em 1268 para ajudar a expulsar seus invasores. O mais famoso deles foi o britânico almirante Nelson, que perdeu um olho durante um ataque a Calvi em 1794, o que explica sua vingança na batalha de Trafalgar contra a frota napoleônica 11 anos depois!
Na cidadela, além dos bastiões nas muralhas que permitem vistas fantásticas, casas amontoadas se conectam por passagens e ruas de paralelepípedos encantadores. A Catedral Saint-Jean-Baptiste, do século XIII, expõe o crucifixo conhecido como o Cristo dos Milagres, que de acordo com uma lenda local, espantou sozinho os invasores turcos na ocupação em 1553. Outro lugar interessante é o Oratoire Saint Antoine, que hoje é uma galeria de arte.
No Centre Ville, a Igreja de Santa Maria Maggiore, em estilo barroco, com tons rosados, também vale a visita. Rodeada de restaurantes e lojinhas, é um ponto de encontro na cidade.
Descendo a colina, se avista a marina, bem agitada com seus cafés e restaurantes e uma vida noturna muito agitada (música até as 6 da manhã quando estivemos por lá!).
Por fim, para quem gosta de curtir o sol, a praia de areia de seis quilômetros de comprimento reune quem quer relaxar depois de visitar a cidade velha. De lá saem também os barcos de mergulho e se pode praticar windsurf e passeios de caiaque.
Imperdível!