top of page

França - Córsega: Girolata e Capo Rosso

Atualizado: 25 de mai.

Girolata está localizada no sudoeste da Córsega, ao norte do Golfo do Porto e Ajaccio


Tem a particularidade de ser acessível apenas por mar ou a pé a partir de Col de la Croix pelo famoso “Caminho do Carteiro”, que leva esse nome por causa de Guy Ceccaldi, um carteiro já falecido que fez esse trajeto de 7 km todos os dias durante muitos anos para entregar correspondência aos moradores locais.


Nós fomos por mar com o GiraMondo, e ficamos nas poitas da baia de Girolata. A baia é conhecida por ter a praia das vacas, que aparecem por lá para tomar banho de mar junto com os visitantes. Lá tem também dois restaurantes pequenos, bem charmosinhos, que trazem uma vista linda da baia.


A região também traz a oportunidade para visitar as Calanques de Piana, a reserva de Scandola e as Grutas de Capo Rosso


Scandola é uma reserva natural protegida e listada como Patrimônio Mundial da UNESCO com pedras vulcânicas e buracos no penhasco chamado “Tafoni”, além de dar asas a imaginação quando se tenta identificar semelhanças com imagens esculpidas no granito rosa.


Por ali há a Calanque de Piana: calanques são espécies de cânions que se abrem para trechos de mar cristalino e de cor azulada.


E por fim, o trajeto se encerra com Capo Rosso, que é bem conhecido por sua trilha para biking e suas formações rochosas.


Foi lá que nos perdemos pelas dezenas de grutas invadidas pelas águas turquesas, esculpidas sobre rochas coloridas fantásticas. Como diz a @esther.hs, uma bizarrice geológica de deixar qualquer um encantado. O lugar é simplesmente maravilhoso!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page