Firenze 01 - Museo dell'Opera del Duomo
- Anna Karen
- 8 de jul. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Mais de 750 obras primas do Renascimento reunidas em um espaço contam a história da construção da catedral de Firenze, da cúpula Brunelleschi, da Torre de Giotto e do Batistério.

A história do Museu
A instituição “Opera del Duomo” (Obra do Duomo) foi criada para supervisionar a construção da catedral Santa Maria del Fiore e da torre.

Em 1400, por razões de espaço, a Opera mudou-se para o edifício atual, uma mansão construída em uma antiga fazenda adjacente aos fornos da oficina de Lorenzo Ghiberti (a mesma onde o artista lançou suas portas de bronze para o Batistério).

Após a consagração e conclusão da estrutura arquitetônica da igreja, em 1436, a principal tarefa do Opera tornou-se a “proteção, preservação e embelezamento” do Duomo e do Campanile, que formalmente se juntaram em 1777 ao Batistério de San Giovanni.
Aqui também, em torno de 1500, Michelangelo esculpiu o famoso David, através da reciclagem de um bloco de mármore usado na parte da Opera del Duomo.
Em 1891, a entidade foi aberta ao público se transformando no “Museo dell'Opera di Santa Maria del Fiore”. O museu ficou fechado para reforma desde 2014, reabrindo em outubro de 2015.
O museu reabriu em outubro de 2015 com mais que o dobro do espaço anterior e um novo projeto museográfico considerado um dos mais modernos da Itália.

Os principais destaques do museu
Outros Pontos Turísticos da Região 1
Comments