Firenze 04 - Farmácia Santa Maria Novella
- Anna Karen
- 27 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de mai.
Parte do convento da Basílica Santa Maria Novella abriga uma antiga farmácia operando há mais de 400 anos oferece produtos de higiene e estética naturais e produzidos de artesanalmente pelos frades dominicanos, em um ambiente hipnotizante.

A História da Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella
Construída em 1221 e com início de suas vendas em 1612 é considerada a farmácia e perfumaria mais antiga da Europa (a inglesa Floris é de 1730 e a francesa Houbigant de 1775).
Ela nasceu dos frades dominicanos, que se dedicaram ao plantio de ervas para fabricar medicamentos para os doentes e feridos atendidos no Mosteiro.

O primeiro registro de uma fórmula preparada por eles data de 1381: uma água de rosas, considerada antisséptica no período da pandemia da peste bubônica, que matou quase um terço da população europeia.
Em 1612, os freis decidiram vender as invenções — o ano é usado como data oficial de fundação da farmácia. Credita-se a eles a ideia de trocar o óleo por álcool na composição de colônias, abrindo caminho para as fragrâncias atuais.
A rainha Catarina di Medici só usava a água de colônia deles, a L'Acqua della Regina.

A farmácia hoje
Até hoje os padres produzem à mão, com extratos de plantas e flores orgânicas, diversos produtos da linha Santa Maria Novella, que são vendidos em frascos de “botica” na loja.
Da farmácia original restam a sala que dá passagem para o jardim onde os freis cultivavam as ervas (e que era a vista do apartamento de Leonardo da Vinci no período em que ele morou no mosteiro), e alguns instrumentos usados para a confecção dos produtos.
Internamente, sob os arcos neogóticos, os clientes escolhem seus pedidos, num silêncio monástico, a partir de cardápios de tom amarelado, que por si só já valem a visita, pois exibe uma majestosa decoração muito bem conservada eu um clima de volta ao passado.
Os produtos da farmácia
Os itens mais acessíveis — sabonetes e pot-pourri — ficam na sala principal, que funciona na antiga capela de San Niccolò, de 1332.

Os produtos mais famosos são:
a Acqua di Rose (tônico para tirar o vermelho e inchaço dos olhos);
o Acqua di Santa Maria Novella (chá com efeito calmante e refrescante);
o Aceto de Setti Ladri (vinagre aromático usado no passado para acordar desmaios e que hoje é usado como aromatizador de ambientes);
a Acqua di Melissa (com efetos digestivos);
os sais de lavanda (para reavivar os ânimos) e;
as pastilhas S.M Novella (para o hálito).
A linha tem também hidratantes, óleos, sabonetes, creme e máscaras para o rosto e cabelos, bem como suplementos alimentares e vitaminas, licores e chás e até desodorantes para cães e gatos.
Mesmo não sendo a última tecnologia em estética e nutrição, são produzidos e mantidos de forma extremamente natural, sem aditivos e antioxidantes, e por isso não vem com data de validade.
Os produtos tradicionais custam em média entre €50 e €150 e os perfumes e cremes customizados podem chegar a centenas de Euros.

Outros Pontos Turísticos da Região 4
Atrações complementares bem interessantes
Atrações opcionais ou de interesse específico
Comentários