Roma 7: Villa Borghese
- Anna Karen
- 2 de abr. de 2015
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mai.
A Villa Borghese é um dos maiores e mais agradáveis parques urbanos de Roma. Localizada perto da Piazza del Popolo e da Via Veneto, ela combina áreas verdes bem cuidadas com atrações culturais importantes, como a Galleria Borghese, que abriga obras de artistas como Caravaggio, Bernini e Canova. É um lugar ideal para caminhar, andar de bicicleta, fazer um piquenique ou simplesmente descansar um pouco da agitação da cidade. Além da galeria, o parque também conta com jardins, fontes, esculturas e miradouros com belas vistas de Roma.

Um pouco da história da Villa Borghese
No século XVII, o cardeal Scipione Borghese Caffarelli (1576-1633), sobrinho favorito do Papa Paulo V, adquiriu uma série de vinhas e terrenos próximos à sua propriedade, com a intenção de criar um jardim secreto que fosse um símbolo do status social da família.
Em 1633, a Villa ganhou, além da casa principal (agora a Galleria Borghese), a Aviary (segundo "jardim secreto"). Nos séculos seguintes a Villa foi expandida e novas atrações foram construídas.

Durante o século XIX, a Villa foi palco de eventos espetaculares, como balonismo na Piazza di Siena e festas folclóricas, com música e dança, imortalizadas por numerosas pinturas e gravuras. Os príncipes Borghese eram bem conhecidos pelo povo romano, e a Villa foi de fato aberta ao público em ocasiões festivas.

Entre a Unificação da Itália e 1901, uma longa disputa legal entre a família Borghese e o governo culminou com a aquisição da totalidade da propriedade e das obras de arte pelo Estado Italiano.
Atualmente é o terceiro maior parque público de Roma (80 hectares), depois de Villa Doria Pamphili e Villa Ada e estende-se em grande parte no bairro Pinciano e em pequena parte no distrito de Campo Marzio, divididos pelas muralhas de Aureliano.
Atrações na Vila Borghese

No centro, está o lago artificial Giardino del Lago.
Também está por lá a Piazza di Siena, onde acontecem competições e exposições.
O parque abriga também a Galleria Nazionale d'Arte Moderna.
Dentro da Villa está o Palazzo Borghese e dentro dele o Museo e Galleria Borghese, que abriga exposições de arte famosas e importantes obras-primas da escultura italiana.
Lá se encontra, também, o Bioparco, um pequeno zoológico (uma boa dica para quem visita a Villa com crianças).
Por fim, o Museu Etrusco da Villa Giulia, menos visitado, mas é considerado o mais importante museu da civilização etrusca da Italia, com as criações mais importantes desta civilização.
Como chegar a Villa Borghese

O parque fica no quadrante nordeste da parte histórica de Roma.
Para quem vai de carro, o acesso é fácil e há estacionamentos pagos. Taxis para lá não são caros.
Para quem estiver com o passe Hop-on / hop-off, deve descer na Piazza di Spagna.
Por transporte público: linea elettrica 116 (percurso dentro do parque); ônibus 89, 490, 495, 160 (atraversam la Villa); ônibus 910, 52, 53, 628, 982, 223, 217 (ruas adjacentes ao parque); trem 19, 3, 2 ou metro linea A (paradas Flaminio ou Spagna); stazione F.S. - piazzale Flaminio (Roma- Viterbo).
O parque é muito grande e lá dentro há opções de aluguel de bicicletas, carrinhos de golf e triciclos elétricos para quem prefere maior comunidade.































































Comentários