Itália - Puglia: Matera
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 28 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: há 16 horas
O título começa com Puglia, porque Matera fica tão pertinho da Puglia e é tão imperdível que a gente tem que por no roteiro de quem vai para a região. Então vamos lá:
Matera, localizada na Basilicata, fica bem próxima à Puglia, e por isso é um destino que está sempre no roteiro de quem vai para o sul da Itália. Matera se funde com a paisagem rochosa, criando um cenário de filme.
Seu nome pode vir da palavra grega "Mataios", que significa "vazio", como provável menção aos "Sassi", suas casas cavernas esculpidas na rocha calcária habitadas desde o Paleolítico e que se tornaram Patrimônio Mundial da UNESCO.
Além das casas cavernas, os "Sassi" abrigam cisternas, armazéns e 156 igrejas, muitas com afrescos dos séculos VII e VIII.
Entre suas curiosidades, está a transformação de uma cidade símbolo de pobreza em um exemplo de preservação histórica. Até os anos 1950, a vida diária lá acontecia dentro delas. Mas após a Segunda Guerra Mundial, as cavernas foram desabitadas porque eram consideradas a vergonha nacional da Itália. Em 1993, Matera se tornou Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Hoje, é um destino vibrante e foi eleita Cidade Europeia da Cultura de 2019.
O Parco della Murgia Materana oferece vistas panorâmicas e a Casa Grotta di Vico Solitario mostra a vida dos antigos moradores.
Matera é uma relíquia que transforma a história em uma experiência sensorial única. No sul da Itália, Matera é um destino imperdível, repleto de beleza e história.
Curtiu? É isso aí, Matera, no Sul da Itália! Mais uma para seu roteiro!
Comments