Os 3 Sinais Marítimos
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 28 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Os 3 Sinais Marítimos: Securité, Panpan, Mayday.
Você sabe o que acontece quando tem um risco no mar ou uma emergência a bordo?
Quando acontece algo assim, o nosso melhor amigo é o rádio VHF que permite alertar, de uma única vez, todos os barcos e a guarda costeira nas proximidades.
Existem 3 tipos de chamadas que podem ser feitas no canal 16 do rádio VHF e essas palavras devem ser pronunciadas três vezes, seguidas das informações do barco, da localização e da situação em questão.
A chamada SECURITÉ é usada para transmitir informações importantes de segurança a todas as embarcações das proximidades. Ela não está relacionada a uma situação de emergência ou socorro especifico. São usadas como alertas para a navegação como riscos pontuais que devem ser observados, como aquele tronco que encontramos no meio do mar.
A outra chamada é a PANPAN que é uma chamada internacional para situações não criticas que requerem atenção, mas não são ameaças imediatas à vida. Um exemplo, seria uma falha no equipamento de navegação ou um enrosco em uma linha de pesca, quando é necessário um apoio para um reboque, por exemplo.
O nome dessa chamada tem origem da palavra francesa "panne", que significa pane, quebra ou falha.
Por fim a terceira chamada, a MAYDAY, é usada exclusivamente para emergências graves, com ameaça imediata à vida. Esse nome vem do francês "m`aidez", que significa, me ajude, e que derivou para a palavra MAYDAY.
É isso aí! Mais uma para sua listinha!



Comentários