top of page

Sistema IALA de balizamento: A e B

Atualizado: 5 de jun.

A gente falou no último post o que é o Sistema IALA de balizamento: é um conjunto padronizado de sinais e balizas utilizado globalmente para garantir a segurança da navegação, com o objetivo de sinalizar perigos como recifes, bancos de areia ou outros obstáculos submersos e indicar a direção correta de entrada e saída de canais, portos e marinas. Quando foi criado, conseguiram padronizar muita coisa, mas não tudo, e por isso divisão em do mundo em duas regiões, o que usa o sistema A, que inclui a Europa e o que usa o sistema B, que inclui Brasil e Américas, que se diferenciam principalmente nas regras para o uso de cores e formas nas boias de navegação.


Aquelas boias que eu mostrei no início do vídeo são as chamadas Boias de Bombordo ou de Boreste e tem a função de orientar o local ou direção a ser navegada para entrada e saída de canais e marinas.


Ao entrar em um canal ou marina, as embarcações devem manter as boias de boreste à sua direita, ao sair, a sua esquerda.


Mas daí vem a pegadinha: No sistema IALA A (o da Europa), as boias de bombordo são vermelhas e as de boreste são verdes. Na região B (Brasil), a configuração é inversa.


Ou seja, aqui na Europa, a gente entra em uma marina com a boia de boreste, a verde, a boreste, ou seja direita do barco para quem está entrando no canal.


No Brasil, esse mesmo movimento seria feito com a boia vermelha, ou encarnada , como se chama essa cor nos meios náuticos formais.


O sistema IALA é crucial para a navegação segura, garantindo uma linguagem visual comum que ajuda marinheiros de todo o mundo a entender rapidamente as condições e exigências de navegação em diferentes regiões.


É isso aí! Mais uma para sua listinha!


Curtiu? Deixe seus comentários pra gente! :)

Komentarze

Oceniono na 0 z 5 gwiazdek.
Nie ma jeszcze ocen

Oceń
bottom of page