Montenegro: Golfo de Kotor
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 28 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Agora o GiraMondo subiu a costa de Montenegro até o espetacular Golfo de Kotor, considerada uma das baías mais bonitas do mundo. Chamado por lá de Boka Kotorska, é a maior ria do sul da Europa e abriga 7 das 14 ilhas montenegrinas. Esta baía profunda penetra 29 km para o interior e sua aparência lembra muito um fiorde norueguês, mas com clima mediterrâneo, rodeado de pequenas baias e cidades de estilo mediterrâneo que devem fazer parte do roteiro de quem vai para lá.
A mais ao sul é baia de Luštica, que conta com uma praia de areia branca, a famosa Gruta Azul com seus 100 metros quadrados e uma marina refinadíssima cheia de restaurantes de primeira linha.
Depois, Tivat, que no passado já foi uma vila de pescadores, e hoje é uma cidade portuária no estilo de Mônaco, com uma marina moderna repleta restaurantes e lojas de luxo, muito agito e gente bonita.
No fundo da baia fica Kotor, cuja Cidade Velha fortificada é uma das mais encantadoras do Adriático por sua arquitetura, pelas vistas ou pela sua energia vibrante. É ideal se perder pelas vielas de pedra para se deparar com edifícios encantadores, como a Catedral de São Tifão, a Igreja Ortodoxa de São Nicolau, palácios venezianos e imponentes torres bizantinas revelam o legado de muitos impérios que a dominaram. Atrás dela fica uma muralha que contorna a cidade sobe 1200 metros e 1350 degraus até a Fortaleza de San Giovanni, onde se pode ter uma visão panorâmica indescritível.
Depois foi a vez de Perast, uma vila pequenininha com apenas 1,5 km de orla marítima entre a costa e as montanhas onde vários restaurantes a beira mar se misturam com palácios e igrejas da era veneziana.
Na sua frente ficam as icônicas ilhotas de Sveti Đorđe (São Jorge), onde fica um mosteiro fechado e da Igreja de Nossa Senhora das Rochas, única ilha artificial do Adriático.
E isso aí, pode por o Golfo de Kotor no seu roteiro, mas continua com a gente para conhecer mais do interior de Montenegro!



Comentários