Montenegro: Região Sul
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 4 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
Chegou a hora do GiraMondo zarpar para Montenegro, o menor estado dos Bálcãs que fica espremido entre a Albânia, a Croácia, a Bósnia-Herzegovina e a Servia.
Existindo como nação desde o século XI, Montenegro era um principado autônomo durante o reinado do Império Otomano nos Bálcãs, até ter sua independência em 1878. Após a primeira guerra mundial, passou a fazer parte do que se tornaria em 1929 o reino da Iugoslávia. Após a II Guerra Mundial, sob a liderança de Josip Tito, um governo comunista foi estabelecido por lá. Durante a década de 90, apenas Montenegro apoiou a Sérvia na violenta Guerra Civil que devastou a região e se juntou a ela na formação de um novo país chamado de União Estatal da Sérvia e Montenegro, enquanto as outras quatro nações iuguslavas declararam independência. No entanto, em 2006, Montenegro seguiu o mesmo caminho quando através de um referendo decidiu pela separação definitiva da Sérvia, e de lá pra cá se desenvolveu muito, com altos investimentos em infraestrutura, modernização e turismo.
Montenegro não perde nada em beleza natural para seus vizinhos. Com clima mediterrâneo com verões quentes e invernos amenos, tem 300 km de costa, um interior montanhoso e cheio de lagos e rios, além de cidades interessantes, com um estilo de vida tranquilo e descontraído, mas vibrante.
O GiraMondo começou a conhecer o país pelo Sul: as belas praias de Ulcinj, Bar e Rijeka Rezevici, a icônica ilha da praia de Sveti Stefan, a antiga citadela de Budva, as vistas das ruínas do Forte Mogren e o lindo Monasterio Podmaine. Que lugar pra começar! A gente adorou!!!
Acompanha a gente pra conhecer um pouco mais desse país incrível que a gente acabou de descobrir!



Comentários