Itália - Sicília: Montalbano Elicona
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 22 de set. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: há 1 dia
A aldeia de Montalbano Elicona é a mais antiga e uma das mais charmosas da província de Messina, no nordeste da Sicília.
Inicialmente habitada pelos gregos durante os séculos VII-VIII aC, eles deram o nome de Helicon à colina sobre a qual se ergue a vila medieval e sobre um riacho próximo cujo curso tortuoso justifica o nome.
O vilarejo se tornou importante quando o rei Frederico II de Aragão construiu lá um castelo para ser sua residência de verão. Mais tarde, pertenceu a vários senhores feudais.
Aliás, o Castelo está super bem preservado! Ele abriga um museu com armas e vestimentas medievais, pequeno, mas interessante.
Além do castelo, a Basílica de Maria Assunta in Cielo (o Duomo) abriga algumas belas obras de arte.
Montalbano também abriga o "Museu Fotográfico Dr. Eugenio Belfiore", onde estão expostas mais de duzentas obras fotográficas em preto e branco, representando mais de um século de história da cidade e de toda a Sicília
Em vários pontos do vilarejo, a visão panorâmica das montanhas e campos ao redor é incrível, boa para acalmar o espírito e a mente…
Mas gostoso mesmo por lá é passear por suas ruelas. As casas medievais, bem mantidas, transportam você no tempo. Impossível não deixar a imaginação pensando em como era a vida naquela época!
Deixamos o GiraMondo em Milazzo e alugamos um carro para conhecer o interior. Sempre que possível tentamos fazer isso, para estender nossa aventura além dos mares, em direção aos tesouros interiores que os locais onde passamos abrigam. Vale cada passeio!
Comentários