Itália - Sardenha: Taormina
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 1 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Habitada desde a Idade do Bronze, diz a lenda que alguns marinheiros gregos que passavam pela costa leste da Sicília se esqueceram de fazer sacrifícios em honra de Poseidon. Irritado, o deus dos mares naufragou todas as embarcações e somente Theocles sobreviveu chegando até uma praia. Maravilhado com aquelas terras, ele retornou para a Grécia e contou o que tinha visto persuadindo seus compatriotas a se estabelecer na ilha.
Taormina esteve sob domínio de inúmeros povos, mas viveu seu tempo de prosperidade e privilégios sob o domínio romano, quando era destino de lazer de senadores e aristocratas, dando início à sua fama da cidade mais turística da Sicília. No século XIX, tornou-se um lugar de refúgio para artistas, escritores e músicos e um resort de inverno para as classes altas e intelectuais da Europa.
Hoje, a “Pérola do Mar Jônico”, como é chamada, é um dos lugares mais visitados de toda a Itália, um vilarejo super charmoso, com boa gastronomia, patrimônio cultural e belvederes panorâmicos com vistas incríveis.
As ruínas do Teatro Antico de Taormina são imperdíveis: debruçadas em um penhasco sobre o mar com o Etna ao fundo, é por si só um cenário para vários espetáculos encenados ao pôr do sol.
Alem dele, Taormina se destaca também por suas Portas Romanas (Messina e Catânia), seu grande jardim (Giardino Pubblico dela Villa Comunale), suas ruelas (Corso Umberto e Vicolo Stretto), seus Palazzos (Ciampoli, Duca di Santo Stefano, Câmara Municipal e Corvaja), seus Monumentos (U Naumac), suas “Piazzas” (do Duomo, IX Aprile e do Belvedere San Giuseppe) e seus edifícios religiosos (Catedral - Duomo - e Igrejas de San Giuseppe, de San Pancrázio, de San Agostino e de Santa Catarina).
No sopé da vila está a Isola Bella. As praias em si não valem a pena, mas os bares por lá são bem agitados.
Por fim, não deixe de experimentar o Arancini da Rosticceria Da Cristina e o Cannoli da Laboratorio Pasticceria Roberto, considerados os melhores da Sicilia!
Comments