Itália - Sardenha: Porto Rotondo
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 2 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Quando chegamos na marina em Porto Rotondo, indicaram para atracarmos o GiraMondo ao lado da Direzione del Porto (Capitaneria), num canto afastado da marina. A primeira impressão não foi boa, mas a cidade nos aguardava como uma bela surpresa.
O porto, como o nome sugere, tem uma forma arredondada, com cerca de 800 vagas para todos os tipos de barco. Ao caminhar na marina Porto Rotondo Yacht Club, se vê de pequenos botinhos atracados em seus canais, até mega yacht super luxuosos.
O ambiente não é tão refinado quanto Porto Cervo, mas é bem charmosinho. Pequenas passagens e ruazinhas se cruzam, dando espaço para restaurantes, bares e lojinhas interessantes.
No centrinho, dois lugares imperdíveis na cidade são a Piazzetta della Darsena e a Piazzetta San Marco.
Lá fica a bela Igreja de San Lorenzo, construída por 28 mestres pedreiros de Gallura; moderna e original, suas paredes abrigam uma estrutura de casco de navio com centenas de figuras de madeira representando personagens históricos de Porto Rotondo, seu piso tem perfis dos últimos 6 papas esculpidos em mármore de cores diferentes e sua fachada abriga uma rosácea totalmente feita em Murano.
Ainda no centro, a rua mais interessante é a Via del Molo, chamada também de Via Belli (rua bonita). O chão dessa rua pedonal é um grande mosaico com a representação da cadeia alimentar dos peixes, inteiramente feito com pedras locais pelo artista britânico Emmanuel Chapalain. Os olhos de alguns dos peixes iluminam-se ao entardecer, tornando o passeio ainda mais curioso.
Nós acabamos não visitando, pois fica a 40 km da cidade, mas quem gosta de história dizem que vale a pena visitar o sítio arqueológico Nuraghe La Prisgiona, com estruturas arquitetônicas típicas da civilização nurágica, que desenvolveu-se na Sardenha durante cerca de 1000 anos na Sardenha. Este é um dos 7 mil nuraghi existentes em todo o solo da Sardenha e significa, em sardo, "monte de pedras".
Comments