Itália - Sardenha: Golfo di Aranci
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 4 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
O nome da região vem de Gulfu di li Ranci, 'golfo de caranguejos’ ou deriva de uma das suas praias, de sos Aranzos, ninguém sabe direito. Mas uma coisa é certa: o lugar é bonito! Paramos o GiraMondo por duas noites lá: águas transparentes, céu estrelado, baia protegida.
O lugar é conhecido como sendo bom para mergulho e trekking, especialmente na Roccia del Mamuthone e no Capo Filasca, onde se pode ver desde aves raras até ruínas de fortificações e um farol, o 'Semáforo da Marinha', famoso pelas experiências de Guglielmo Marconi, o pioneiro da transmissão via rádio.
Já está fora da Costa Esmeralda, mas teve um grande desenvolvimento turístico, com sua vila de casas coloridas, uma cozinha típica com especialidades de frutos do mar e pratos típicos da Sardenha e sua proximidade das enseadas espetaculares com paraísos de areia que se alternam com falésias com águas azul-turquesa e cristalinas.
São mais de vinte praias, algumas selvagens, outras confortáveis e equipadas, algumas brancas e outras vermelhas, areias finas alternando com rochas.
Em direção a Óbia se encontra a Cala Sassari, Nodu Pianu, Cala Banana, Baia Caddinas, Terrata, Baia de Bahas, Baracconi (cabanas para pastores e pescadores).
Em direção a Porto Rotondo tem a praia de Marinella, Cala Moresca, Cala Greca, Cala del Sonno, Cala Sabina, uma praia com aparência caribenha , acessível pela ferrovia que percorre o promontório.
Aninhado no fundo do mar da do lado de fora da lagoa formada pela Terceira Praia, fica o MuMart, um museu de arte contemporânea submerso, que também pode ser visitado com snorkel com 14 obras de artistas contemporâneos.
Além disso, o Golfo Aranci hospeda o Centro Internacional de Pesquisa de Golfinhos, e é muito fácil cruzar com eles pelo caminho.
Comments