Itália - Sardenha: Su Nuraxi
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 12 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
O complexo arqueológico Su Nuraxi em Barumini, no sul da Sardenha, a cerca de 1 hora de Cagliari, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1997 e representa o maior, mais marcante e mais conservado dos Nuraghi da Sardenha.
Nuraghe, Nuraghi (plural) ou Nuraxi (no dialeto Sardo) são construções megalíticas pré-históricas que eram o centro da vida social dos antigos sardos, dando o nome a sua civilização, a civilização nurágica, uma das mais misteriosas e menos conhecida de todo o Mediterrâneo, e que habitou a área entre a Idade do Bronze e o século III a.c..
Espalhados por toda a Sardenha podem ser encontrados cerca de 7.000 nuraghi (no passado existiam mais de 20.000), considerados por unanimidade como o símbolo mais importante da ilha.
A raiz NUR da palavra Nurague significa “acumulo de grandes blocos de pedras”.
Estudiosos afirmam que os nuraghi eram edifícios de caráter civil militar destinados à defesa do território, mas existem muitas dúvidas sobre a sua real função (alguns dizem que eram usados como templos ou palácios) e especulações sobre as técnicas que foram utilizadas para construí-los. Mas é certo que eram certamente o centro da vida social da civilização local.
Na colina de Barumini fica o mais famoso nuraghe da Sardenha. Construído entre 1500 e 500 aC, o assentamento foi descoberto na década de 1950 e tem uma torre central com cerca de 18 metros de altura, salas comunicantes e paredes laterais fechando a fortaleza, rodeado pelos restos de uma aldeia com cerca de 50 cabanas, cisternas e poço.
Para quem vem a Sardenha, é um passeio que vale a pena, pois como foi registrado pela UNESCO: “são estruturas megalíticas únicas com um uso imaginativo e inovador de materiais e técnicas que ocorreram na sociedade insular pré-histórica da Sardenha na Idade do Bronze Médio.” Realmente curioso e intrigante!
Commentaires