Itália - Sardenha: Cagliari
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- há 2 dias
- 2 min de leitura
A badalada Costa Esmeralda é top em termos de fama, mas o sul da Sardenha reserva praias selvagens, surpresas especiais e um toque de história que pede que essa parte da ilha seja incluída no roteiro de quem vem para cá.
Bem ao sul da Ilha, fica Cagliari, a capital e maior cidade da Sardenha.
Fundada pelos fenícios há mais de 2 mil anos, foi colonizada pelos cartagineses e pela República Romana, ocupada por vândalos e retomada pelo imperador Romano Justiniano. Traços dessa história ainda são vistos pela cidade.
A cidade é dividida em 4 distritos: Stampace, Castello, Villanova e Marina.
Il Castello é o centro histórico da cidade. Localizado em uma colina costumava abrigar nobres da Sardenha e pessoas ricas, foi fortificado ao longo do tempo e depois da segunda guerra mundial centralizou as principais instituições sardas. Além de mirantes ao longo das muralhas, cafés e restaurantes, vale se perder pelas ruelas e conhecer seus principais edifícios:
* Torre de San Pancrazio
* Torre do Elefante
* Piazza Palazzo: onde estão o Palazzo Regio (Palácio Real), o Palazzo di Citta e a Catedral
* Palazzo Regio ou Palazzo Viceregio: hoje sede da prefeitura, era a residência do você rei da Sardenha
* Catedral di Santa Maria, do século XIII
* Giardino Sotto Le Mura
* Bastione di Saint Remy, construído para conectar a parte inferior e superior da cidade no início do século 20, rapidamente se tornou o símbolo da cidade velha e é parada obrigatória para uma clássica foto!
Para quem gosta de voltar ainda mais na história, o Museu Arqueológico Nacional é o principal museu arqueológico da Sardenha. Abriga uma enorme coleção de objetos do período neolítico ao período romano, incluindo, é claro, a civilização Nuragic, cujos famosos nuragos são emblemáticos da ilha.
Vale a pena também dar uma passada no Mercado di San Benedetto onde se encontra peixes e frutos do mar frescos e todos os tipos de produtos locais.
A principal praia da cidade é Poetto, um pouco fastada do centro, com águas lindas mas muito lotada.
Comments