Geração de Energia a Bordo
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 6 de jan.
- 2 min de leitura
A geração de energia em um barco é um dos fatores mais cruciais para garantir autonomia e conforto, especialmente para quem passa longos períodos a bordo.
E você sabe quais os tipos de geração de energia que podem abastecer um barco? Vem conhecer!
1 - A energia eólica utiliza uma pequena turbina que capta a força do vento e a transforma em eletricidade. É eficiente em mares abertos, mas perde eficácia em áreas abrigadas e pode ser um pouco barulhenta.
2 - Os hidrogeradores, instalados na popa do casco, aproveitam o movimento da água durante a navegação para gerar energia. É uma tecnologia mais recente e ainda pouco comum.
3 - Geradores a combustão são confiáveis e funcionam em qualquer clima. Eles podem ser os próprios motores do barco ou equipamentos independentes, mas são barulhentos e consomem combustível.
4 - A energia solar, a mais popular, usa painéis para capturar a luz do sol e gerar eletricidade. É silenciosa, eficiente e sustentável, mas tem menor eficiência em dias nublados.
5 - A Shore Power permite conectar o barco à rede elétrica quando o barco está atracado em marinas ou portos públicos.
6 - Pedal: Acredite se quiser, nos barcos de competição da America's Cup tem atletas que pedalam durante as regatas para gerar a energia que alimentam os equipamentos eletrônicos e hidráulicos, para atender ao regulamento das provas, que proíbem o uso de fontes externas de energia.
No GiraMondo, a gente pedala, mas não é para gerar energia. Nós usamos um sistema híbrido de painéis solares e gerador a diesel, garantindo energia em qualquer situação e mais conforto a bordo.
É isso ai, mais uma para sua listinha! Fica com agente para conhecer em mais detalhes cada uma dessas fontes de energia!
Comments