Energia a bordo: Gerador à combustão
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 4 de jan.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
O gerador a combustão de um barco é essencial para garantir a geração energia a bordo quando outras fontes, como os painéis solares, não são suficientes.
Ele funciona com um motor a diesel ou gasolina, que queima combustível para gerar energia mecânica. Esse movimento aciona o alternador, que converte essa energia mecânica em eletricidade.
A eletricidade gerada passa por um regulador de tensão, garantindo que a corrente seja estável para alimentar os sistemas do barco e carregar as baterias.
Para evitar superaquecimento, o gerador é resfriado, muitas vezes usando água do mar.
O sistema de exaustão expulsa os gases gerados pela combustão, e é equipado com um silenciador para reduzir o barulho.
Ele tem um controle automático, ligando e desligando conforme a necessidade, otimizando o consumo de diesel e prolongando a vida útil do equipamento.
No GiraMondo, o gerador é a diesel e a gente liga o mínimo possível, somente quando os painéis solares não dão conta de alimentar ar condicionado e outros aparelhos de alto consumo, para evitar o barulho e gasto desnecessário de combustível, .
Por isso, o gerador é super importante para quem vive a bordo e quer ter sempre uma fonte confiável de energia, que sirva de backup para quando os sistemas de energia solar ou eólica não dão conta!
É isso aí! Mais uma para sua listinha.
Fica com a gente para conhecer mais sobre as fontes de energia na vida a bordo!
Comentários