top of page

Energia a bordo: Pedal

Energia a bordo: Ciclismo e Regata ao mesmo tempo? Sim!!! Vou explicar!


Já ouviu falar da America's Cup? É a mais antiga e prestigiada competição de vela do mundo, onde tecnologia de ponta e habilidade náutica se encontram em uma batalha épica pelos mares.


Ela é um verdadeiro laboratório de inovações tecnológicas. As embarcações usadas na competição, chamadas de AC75, são verdadeiras máquinas de alta performance, capazes de "voar" sobre a água graças ao uso de foils — asas submersas que elevam o barco, reduzindo o atrito e permitindo velocidades impressionantes de mais de 50 nós, quase km/h, algo inimaginável em veleiros tradicionais.


A tecnologia de hidrodinâmica e aerodinâmica é levada ao extremo e uso de computação avançada para prever o comportamento do vento e da água desempenha um papel crucial nas estratégias de corrida.

Mas é muito curioso quando ao assistir às provas a gente se depara com ciclistas como parte da tripulação! isso mesmo: ciclistas!


Devido às restrições impostas pelo regulamento da prova, que proíbem o uso de fontes externas de energia como motores a combustão, fizeram as equipes usar a criatividade: os ciclistas utilizam suas pernas para gerar força, acionando os sistemas hidráulicos que controlam as velas e os foils com mais eficiência do que a força manual dos braços, que é sempre muito menor.


Esse casamento entre esporte e tecnologia faz da America's Cup um evento único, onde vencer exige tanto inovação técnica quanto destreza na água e, claro, também de resistência física.

É isso aí!


Mais uma para sua listinha!!!!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page