França - Córsega: Bonifacio
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 21 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: há 2 dias
Bonifacio, localizada no extremo sul da Córsega, situa-se em um braço de mar com 1.600 metros de comprimento e 100 metros de largura que entra na costa margeado para uma incrível falésia calcária.
A chegada com o GiraMondo pelo canal foi uma das vistas mais incríveis que já tivemos: as paredes altíssimas das falésias suspensas guardando as dezenas de veleiros que entram e saem do estreito canal deslizando sobre as águas cristalinas turquesas é uma cena que ficará para sempre nas nossas memórias.
O lugar é habitado há milênios: lá foi descoberto em uma escavação arqueológica o esqueleto da “Dama de Bonifácio”, datado 6572 aC., reconhecida como a ancestral dos corsos.
Mas foi no século IX que a cidade foi fundada formalmente pelo Conde Bonifácio, daí seu nome. Tudo foi pensado para assegurar uma vantagem estratégica contra possíveis ataques ou cercos: a água da chuva era coletada nos telhados e armazenada em uma cisterna escondida sob a Igreja, as paredes das casas extremamente reforçadas e todas com seu próprio depósito para reserva de grãos, sem portas no térreo, mas com uma escada enorme e estreita, que parece fechar-se a cada degrau até a sua porta de entrada para afastar os inimigos.
Hoje é uma cidade extremamente agitada, já que é considerada a cidade mais bonita da Córsega.
A marina é o “point”: além receber os barcos, há restaurantes para todos os gostos, baladas, bares e lojinhas de todos os estilos. O Caravelle é de um francês casado com uma gaúcha que tem um tratamento todo especial para quem é da terrinha.
O passeio pela Ville-Citadelle faz a gente voltar no tempo para a época em que a cidade só procurava se proteger!
E para fechar, vale a pena fazer a trilha Campu Rumanilu da “Bouches de Bonifacio” (que é a maior reserva natural da França Continental). Saindo da Citadella, ela segue pelo alto da montanha com uma vista linda das falésias, do mar e até da Sardenha. É de tirar o fôlego!
コメント