Falando Barquês: Vigia e Gaiuta
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 9 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Você sabia que nenhum barco tem janelas?
É isso mesmo.
No mundo náutico os barcos têm GAIUTA, VIGIA, ESCOTILHA e outros termos específicos que ajudam a expressar funções e características dessas coisas a bordo. Janela é um termo muito genérico e não captura a complexidade, as exigências técnicas, das aberturas em um barco.
Usar os termos corretos garante uma comunicação clara e precisa, essencial para a segurança e eficiência a bordo. Entender essas diferenças pode tornar a navegação ainda mais interessante.
Vamos lá aprender mais de Barquês!
A GAIUTA é uma abertura, geralmente no convés, projetada para abrir e fechar, permitindo a entrada de ar fresco e luz natural nas partes internas do barco como as cabines, por exemplo. Enquanto mantém a segurança e a estanqueidade, ou seja, não deixa entrar água.
Já a VIGIA, é uma pequena abertura envidraçada, encontrada nas laterais do casco do barco, principalmente para permitir a entrada de luz e oferecer uma visão do exterior sem comprometer a integridade estrutural do barco.
As ESCOTILHAS, por sua vez, é uma abertura maior, geralmente usada como acesso às áreas específicas do barco como o porão, a casa de máquinas ou a cabine de comando. As escotilhas nem sempre são transparentes mas são sempre robustas e podem ser vedadas hermeticamente para evitar a entrada de água em caso de mar agitado, chuva intensa ou imersão programada, como no caso dos submarinos.
Assim, da próxima vez que você estiver em um barco, já pode dizer: Vou sair pela "escotilha", olhar o oceano pela "vigia" e abrir a "gaiuta" para tomar um ar!
Então, é isso aí! Mais uma para a sua listinha!



Comentários