Falando Barquês: Espinhel
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 22 de mai. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Vou começar a compartilhar aqui um pouco dos termos náuticos, para vocês se familiarizarem com essa língua toda própria da vida no mar...
A primeira palavra é "Espinhel", que apareceu na nossa navegada de ontem, o tempo todo!
ESPINHEL [substantivo masculino] 1. Pesca: aparelho de pesca formado por uma extensa corda na qual se prendem, de espaço em espaço, linhas armadas de anzóis, identificadas, na linha da água, por uma bandeira presa a sua bóia. O mesmo que espinel, ceilanita, espichel.
O espinhel é uma das preocupações na hora da navegação que exigem muita atenção, pois as pequenas bandeirinhas que identificam as redes nem sempre são fáceis enxergar.
Apesar de pequenas, podem fazer um estrago, se a rede se enganchar no hélice ou no leme. Por isso, a gente tem que ter muita atenção, especialmente quando se chega em algumas regiões que parecem um campo minado. Nessas horas, enquanto o Henry fica no leme, a Anna vai para a proa com o binóculos e fica brincando de “onde está o Wally”.
Em 2020, um veleiro Darwin, um RO 40, afundou no Sul da Bahia depois de se enroscar num espinhal, que nos ensinou que temos que levar a sério essa tarefa.






Comentários