Falando Barquês: Bandeiras nos barcos
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 4 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de ago.
Como é que funciona essa coisa de bandeiras nos barcos?
Vamos lá!
As bandeiras náuticas são sinalizadores visuais utilizados para compartilhar uma mensagem de uma embarcação para outra.
Segundo o International Code of Signals, ou código internacional de sinais, cada número e letra do alfabeto tem sua respectiva bandeira e cada uma delas representa uma mensagem específica, como por exemplo: a bandeira D de Delta significa "fique afastado, estou manobrando com dificuldade" ou a bandeira de V de Victor que representa "preciso de ajuda", entre diversas outras mensagens.
Na prática, com algumas poucas exceções, apesar de ser válida para todo tipo de barco, esse tipo de comunicação é mais usada por grandes navios e embarcações comerciais.
Mas tem 3 bandeiras que vocês podem ver aqui no GiraMondo e vai poder encontrar em todos os barcos.
Lembra que a gente mostrou a instalação dos mastros e colocação de 3 bandeiras no GiraMondo?
A primeira delas é a bandeira nacional do país onde o barco é registrado. No caso do GiraMondo, é a bandeira de BVI, as Ilhas Virgens Britânicas.
A bandeira de cortesia, que deve ser hasteada a bombordo, e deve ser usada sempre que você entra em águas territoriais de um país diferente do seu país de registro. Por exemplo, agora estamos na Itália, e hasteamos a bandeira marítima italiana.
Por fim, a Burguee, House Flag ou Private Signal, que deve ser hasteada a boreste, é a bandeira que identifica a tripulação, que pode ser um clube, uma empresa ou, no nosso caso e de muitos amigos, o nosso país de origem, ou seja, a bandeira do Brasil.
Curtiu? Em breve a gente mostra como ficou a nova bandeira do Brasil para vocês : )
Comentários