Croácia: Zadar
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 12 de set. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de ago.
O GiraMondo chegou a Zadar, bem no centro da Croácia.
Zadar possui uma história fascinante que remonta a tempos antigos. Fundada pelos liburnos, uma tribo ilíria, no século IX a.C., Zadar tornou-se um importante centro comercial na região do Adriático e foi posteriormente dominada por várias potências: romanos, bizantinos, húngaros, venezianos. Sua posição estratégica também a tornou alvo de invasões e ataques ao longo dos séculos, mas Zadar sempre desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento cultural da região. A influência veneziana deixou uma marca significativa na cidade, refletida em sua arquitetura e estilo de vida.
Mas diferente de outras cidades na Croácia, o centro histórico, dentro do que sobrou de suas muralhas, é um mistura de ruínas romanas, igrejas medievais e portais e palácios venezianos com prédios da era comunista, em um mosaico caótico aos olhos. Mas vale a pena, a cidade exibe orgulhosamente relíquias de seu passado em cada esquina.
Como a Igreja de São Donato, o marco de Zadar, é uma construção pré-românica do século IX tem uma forma esférica muito específica que a torna única, e o ponto mais visitado da cidade.
Zadar tem uma orla super agitada, e é o ponto de encontro dos locais e dos turistas. Ali fica o famoso Órgão do Mar, uma instalação arquitetônica única, um gigantesco órgão de tubos instalado abaixo de grandes degraus de mármore à beira-mar, que produz sons através do vento e das ondas e cria uma sinfonia hipnotizante.
Ao lado, Saudação ao Sol, que é um círculo de 22 metros de diâmetro, composto por painéis solares que coletam energia durante o dia e, à noite, acendem em diferentes cores, criando um espetáculo de luzes hipnotizante.
Alias, a noite a cidade é super agitada, ao menos no verão.
Shows e performances, bares lotados e restaurantes para todos os gostos, inclusive indicações Michelin, criam uma energia muito especial, que fazem valer a pena colocar Zadar no seu roteiro!
Comentários