Albânia: Vale a Pena Conhecer sua História
- Paula Bischoff Moraes Zapparoli
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set.
O GiraMondo foi conhecer a Albânia! Se o que te vem à cabeça é só o comunismo, a ditadura e a máfia albanesa, vai se surpreender!
Para começar, o povo é muito simpático e atencioso.
O litoral é tido como um pedaço do Caribe na Europa, com praias cristalinas com tons mais variados de azul, com menos gente e preços mais baixos, mais virgens e mais rústicas que a Croácia.
E o interior não deixa por menos! O país é cortado pelos Balcãs, com montanhas majestosas atravessadas por riachos de água azul celeste do degelo, lagoas, cachoeiras, e coloridas com flores do campo amarelas e tulipas vermelhas. Em meio a essa paisagem surpreendente, sítios arqueológicos e ruínas de mosteiros, castelos, fortalezas e cidades históricas promovem vistas fantásticas e uma viagem a tempos muito antigos e dos domínios dos gregos, romanos, bizantinos, franceses, otomanos e sérvios.
Mas a Albânia ainda traz sim as marcas do comunismo e dos 40 anos da ditadura de Enver Hoxha, um dos maiores tiranos do mundo que moldou um caminho difícil e tortuoso para o país.
Depois de invadida por Mussolini e pelos nazistas, Hoxha assumiu o poder com boa intenção, mas não demorou muito para se perder na sua paranoia totalitária. Após a morte de seu ídolo Stalin, ele rompeu laços com a União Soviética, a China e depois com todos os países do mundo, ficando totalmente isolado e se tornando o 3o. país mais pobre do mundo, com violenta perseguição política e proibição religiosa.
O fim da ditadura em 1991 encontrou um país arrasado, econômica e culturalmente, com êxodo dos jovens e pouca infraestrutura. Foram precisos os últimos 25 anos para o país começar a encontrar seus caminhos.
Turismo é hoje um dos pilares da sua economia, mas ainda há muito a fazer no país. Mas pela beleza natural e simpatia do seu povo, vale a pena entrar no seu roteiro!
Acompanha a gente para conhecer um pouco mais desse país surpreendente!
Comentários